Mundo Lusíada
Com Lusa
A digressão que o músico brasileiro Caetano Veloso tem feito nos últimos meses com os filhos Tom, Zeca e Moreno chegou esta semana a Portugal.
Mas o melhor momento da digressão foi em uma avião. Portugueses fizeram uma serenata a Caetano Veloso durante um voo, cantando a música “Sozinho”, em que o cantor chamou de “melhor momento da turnê”.
O voo era de Barcelona para o Porto, onde Caetano Veloso atuou com os três filhos. Em meio a risos, vergonha e cantoria, Caetano agradeceu aos “nossos queridos portugueses” pelas redes sociais.
Uma publicação compartilhada por Caetano Veloso (@caetanoveloso) em
O primeiro concerto aconteceu no dia 30 no Coliseu do Porto. Depois, os músicos fecham a digressão europeia com dois concertos no coliseu de Lisboa, na quarta e na quinta-feira.
O espetáculo chama-se “Ofertório” e reúne canções de Caetano Veloso e de cada um dos três filhos músicos do autor baiano. Além da celebração em palco, “Ofertório” já foi editado em álbum em em DVD ao vivo.
“Há muito tempo tenho vontade de fazer música junto a meus filhos publicamente. Desde a infância de cada um deles gosto de ficar perto. Cada um é um. (…) Indo por caminhos diferentes, todos se aproximaram da música a partir de um momento da vida”, afirmou Caetano Veloso quando foi anunciada a digressão.
Do alinhamento de “Ofertório” fazem parte sobretudo temas de Caetano Veloso, como “Alegria, Alegria”, “Oração ao tempo” e “Força estranha”, mas também há “Clarão”, de Tom Veloso ou “Um passo à frente”, de Moreno Veloso.