Portuguesa sofre outro rebaixamento após goleada no clássico contra São Paulo

Mundo Lusíada
Com Lusa News

Manifestantes protestam a favor da Lusa na Avenida Paulista. Foto: Gabriel Lopes/Portugal das Caravelas
Foto Arquivo: Gabriel Lopes/Portugal das Caravelas

A Portuguesa perdeu o clássico contra o São Paulo na noite de 08 de abril por 3 a 0, no Morumbi, e se despediu da disputa do Campeonato Paulista de maneira melancólica com um rebaixamento para a Série A2 do estadual. Dória, Alexandre Pato e Hudson anotaram os tentos da equipe tricolor.

Com este resultado, a Rubro-Verde encerra a sua participação no torneio com apenas duas vitórias, sete empates e seis derrotas em 15 jogos. A Portuguesa agora volta as suas atenções para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro. A estréia da Rubro-Verde será no dia 17 de maio, quando enfrenta o Londrina, no estádio do Café.

O presidente da Portuguesa, que esteve presente no jogo, pediu calma aos torcedores. “Neste momento, precisamos apenas colocar a cabeça no lugar para não cometer nenhuma injustiça. Calma” declarou Jorge Gonçalves ao Globo Esporte após o retorno da Portuguesa à segunda divisão. “Posso dizer apenas que estou envergonhado”.

A Portuguesa já foi rebaixada por seis vezes desde 2002, quatro vezes no Brasileirão e duas no Paulistão. Um dos mais ilustres torcedores do clube, o maestro João Carlos Martins, afirmou ontem ao portal LANCENET antes do jogo sobre a possibilidade de encerrar o futebol da Lusa. “Meu palpite é aproveitar esse momento de queda quase inevitável para sair do futebol e talvez ser o primeiro clube brasileiro a dar um exemplo de moralidade contra a corrupção do futebol. Aí, alguém da diretoria precisaria ter coragem, mas isso ainda hoje é impensável”.

O terreno do Canindé ainda vive uma especulação imobiliária, uma ideia que o atual presidente já se declarou contra, mas que se fala em venda para uma construtora que faria no terreno um complexo com torres comerciais e uma arena para 20 mil torcedores.

Estádio

No dia 04 havia sido divulgado ainda que o torcedor da Portuguesa poderá novamente acompanhar as partidas da Rubro-Verde no Canindé. Depois de mais de 100 dias sem jogos, o estádio foi liberado para receber os próximos jogos da Lusa. A informação foi divulgada pelo clube.

Foi destacado na nota que, na última semana de março, “foram providenciados todos os laudos técnicos exigidos pelas autoridades” para conseguir a liberação, além da solicitação da vistoria da Polícia Militar, realizada no dia 30 de março e definiu as melhorias que deveriam ser feitas na casa lusitana.

Nesta quinta-feira, a Portuguesa de Desportos divulgou comunicado. “O primeiro passo para a reconstrução do Clube é a implementação de uma nova mentalidade em todos setores. Na gestão, teremos planejamento, organização e governança. Na comunicação, seremos claros e positivos. No marketing, tomaremos atitudes ousadas e condizentes com a tradição da Portuguesa. Em todos eles, seremos guiados pela ética e pela transparência” traz o texto da nova diretoria.

“Sabemos que não será uma jornada fácil, mas está em nosso sangue construir epopeias. Afinal, o Cabo só se tornou o da Boa Esperança porque um dia o das Tormentas foi superado. Voltaremos!” finaliza o clube.

Ainda, a Portuguesa divulgou que no dia 25 de abril vai acontecer a primeira edição do Simpósio voltado a discutir propostas para o futuro da Lusa. O evento é uma iniciativa de torcedores e conta com o apoio do Clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *