Portuguesa Santista promoveu noite de fados no primeiro evento do ano

NoiteFados_PortSantista

Por Odair Sene

Em 22 de janeiro, a Associação Atlética Portuguesa Santista promoveu o seu primeiro evento do calendário 2016, uma típica Noite de Fados. Ao Mundo Lusíada, o vice-presidente da entidade, Alexandre Ramos Antunes, falou sobre abrir a programação do ano com casa cheia, com fados e num formato diferenciado. “É muito importante, esse é o primeiro evento desse ano, ainda pretendemos fazer mais cinco eventos voltados para a colônia, e seis voltados para a comunidade brasileira no geral”.
Segundo Alexandre, serão mais duas Noites de Fados promovidas na sede da Portuguesa Santista, e mais três noites com apresentação do Rancho Folclórico da Portuguesa Santista.
A primeira atração do ano e da noite foi com a dupla de fadistas Ciça Marinho e Tiago Filipe, que estiveram em Santos para uma apresentação com palco centralizado em meio ao público. “Essa foi uma ideia do Emerson, diretor cultural, ele veio com essa proposta, achamos interessante e resolvemos arriscar um pouco”, falou elogiando o resultado.
Os fadistas que estão sempre marcando as festas em São Paulo foram convidados para abrirem a programação de Santos. “A Ciça Marinho por não estar presente em muitos eventos da Baixada, nós resolvemos iniciar com ela, mas os próximos também terão integrantes e músicos daqui da Baixada. Estamos até pretendendo trazer algumas pessoas de Portugal”.
Ao Mundo Lusíada, a fadista Ciça Marinho falou sobre abrir a agenda em Santos. “Eu fiquei lisonjeada e depois encantada com a maneira que eles me disseram que iriam colocar o palco no centro, em 360º temos a oportunidade de estar direto com o público, e parabenizar essa casa que iniciou o ano fazendo fado, o que muitas casas estão deixando de fazer. Para eles eu bato palmas e agradeço a Santos que sempre recebe eu e o Tiago com muito carinho”.
No repertório, os artistas apresentaram alguns fados contemporâneos, mas sem esquecer dos típicos que o público canta. “Viemos com um show no nosso formato com a desgarrada mas mudando algumas coisas, com solos diferentes até na interação com o público, eu espero que de certo para essa casa que está abrindo para a gente, que abra para outros fadistas virem, e fazermos um rodízio de fadistas do Brasil e quem sabe futuramente chamar os de Portugal”.
Acompanhados de Serginho Borges e Wallace Oliveira, a Ciça Marinho conta nessa trajetória com a parceria do Tiago Filipe já há 15 anos. “Adoro trabalhar com ele, a gente se dá muito bem, o Sergio além de músico é meu marido, crescemos juntos porque ele é um grande músico e me ajudou muito, e o Wallace veio para complementar porque precisamos de mais jovens tocando fado, e ele está recebendo convites para tocar fora, esse ano promete e ele merece”.

Agenda Unificada – A casa também participa da programação anual juntamente com as casas portuguesas da Baixada Santista para realização de eventos em datas distintas, sem interferir no calendário das associações coirmãs na região.
“Nossa agenda foi feita em novembro, e foi levada a reunião junto com o Conselho das Comunidades na sede do Consulado, as outras entidades portuguesas da Baixada também estiveram presentes, e a nossa agenda está respeitando as datas das outras entidades, e este ano, a não ser que tenha alguma alteração, nenhuma festa portuguesa da Baixada vai coincidir datas”.
Segundo o vice-presidente, esta ação será importante para as próprias entidades não terem o público dividido. “Gostaríamos, no ano passado, de ter ido a mais eventos, infelizmente não conseguimos porque tínhamos que optar ou Portuguesa, ou Centro Cultural Português, ou Casa da Madeira, ou Casa de Portugal Praia Grande, ou Tricanas. Muitas delas coincidiram, no ano passado teve um dia só que tivemos oito festas”.
Logo_Galeria-de-ImagensO evento desta noite contou com a presença do cônsul-honorário, Armênio Mendes, que pode estar presente por conta da agenda unificada. “Agora ele pode comparecer a todas as entidades. Muitos falavam que ele tinha preferência mas não, ele veio aqui, demonstrou ser uma pessoa muito simples, e quando comentei que a nossa era uma festa simples ele discordou e disse que a festa estava excelente”, referiu o vice-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »