Mundo Lusíada
A Associação Atlética Portuguesa, ou Portuguesa Santista como é mais conhecida, divulgou a formação de seu próprio rancho folclórico, o mais recente grupo da Baixada Santista.
À frente do rancho está o folclorista Alexandre Monteiro Albano que, em entrevista ao Mundo Lusíada, falou da estrutura do novo grupo. “Estamos praticamente com 14 pares montados, já dançando, prontos para atuar”, garante Albano.
“Mas como gostamos de fazer a coisas bem feitas para que não haja distorções, nós estamos dando mais um tempo para começar a fazer apresentações fora, em São Paulo e interior, porque já tivemos convites”.
Com uma experiência de mais de 40 anos em folclore – Albano pertenceu ao Rancho Folclórico Verde Gaio de Santos, do Centro Português, integrando a parte de dança, apresentação e administração – o diretor acabou sendo convidado para montar um rancho na Portuguesa Santista. “E tenha certeza que nós não vamos deixar a peteca cair, nós vamos fazer bem feito”.
Apoio da associaçãoA Associação Atlética Portuguesa, até então com atividade apenas no futebol, pretende agora ampliar a sua atuação na parte social, com a promoção do novo rancho e realização de eventos sociais nas suas dependências.
“A Portuguesa Santista fez este ano 93 anos de existência, só que era mais baseado em futebol, o que lógico, o povo gosta e é o carro-chefe da Portuguesa”, diz Albano. A partir desta nova fase, o seu rancho apresentará o folclore de norte a sul de Portugal, e já conta com patrocínio de “muitos amigos”. “Nós estamos pedindo a amigos que gostam da Portuguesa e do rancho, e estão mandando vir trajes de Portugal para nós”, afirma. “Não é fácil vir trajes de lá, pagos em euros”.
Após ser feito o convite para formação do Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa, Alexandre Albano convidou mais um amigo para integrar o rancho, o qual o apoiou assim como os filhos dele, além de seus filhos também. “Eles estão comigo, me apoiando, estamos montando um rancho com 14 pares já dançando, sendo que não temos pressa para fazer o batismo. Calculamos fazer o batismo por volta de abril ou maio”.
Apesar de esperar este período para se lançar em diversas apresentações, o diretor do novo rancho informou que enquanto isso, o grupo estará possivelmente promovendo suas festas no salão da entidade, convidando outros grupos e sendo recepcionados pelo novo rancho.
“Eu quero que dentro de pouco tempo vocês possam visitar a Associação Atlética Portuguesa, acompanhar as nossas festas, e fora que, não só em Santos, São Paulo e interior, nós consigamos fazer nossa trajetória. Modéstia à parte, eu já corri quase o Brasil inteiro e quero fazer com a Associação Atlética Portuguesa a mesma coisa, se possível for, ainda melhor”, diz.
O grupo, com direção de Alexandre Albano, é ensaiado pela Flávia, também ex-integrante do Verde Gaio de Santos. As informações sobre apresentação podem ser obtidas através dos fones (13) 2202-8502 e 231-2617.