Portuguesa Santista comemorou 106 anos de fundação com solenidade e homenagens

Foto: Carlos Nogueira /Reprodução

Por Odair Sene
Do Mundo Lusíada

No último dia 20 de novembro a “Briosa” – Associação Atlética Portuguesa Santista, comemorou 106 anos de fundação, e através da sua diretoria, sobretudo o presidente Sérgio, Vice Emerson, reuniu diretoria, conselheiros, associados, simpatizantes, torcedores e Comunidade Luso-Brasileira no Ulrico Mursa para uma solenidade, homenagens e coquetel comemorativo.

A noite teve a “sessão solene” do Conselho Deliberativo do clube, com descerramento de uma placa de realidade aumentada em homenagem ao time da “Fita Azul” de 1959, que fica no interior do estádio e que oferece uma experiência imersiva aos torcedores apenas apontando a câmera de seus celulares para o QR Code na placa.
Também esteve presente o ex-jogador Adelson, membro da equipe que conquistou a Fita Azul e capitão na “Batalha de Campinas”, que culminou com o título da Série A2 de 1964.

Na sequência, o Conselho Deliberativo outorgou ao prefeito Rogério Santos o título de Sócio Honorário nº 001 do clube, além da Comenda do Mérito Rubro-Verde, pelos relevantes serviços prestados.

Outro homenageado com a Comenda do Mérito Rubro-Verde foi César Loppo, sócio da Portuguesa Santista há 82 anos, um dos mais antigos associados do clube.

Complementando o mês de festas e comemorações, a direção da Briosa promoveu no último dia 25 a “festa dos veteranos” do clube no estádio Ulrico Mursa, que contou com a presença de membros da comissão técnica e diretoria do clube, de veteranos do Volta Redonda e do jornalista da ESPN, William Tavares! “É a Briosa valorizando o passado, vivendo o presente e olhando para o futuro!”, referiu o clube numa postagem.

O grande feito deste ano (2023) foi a super comemorada conquista da Copa Paulista pela 1ª vez na sua história. Depois de superar os adversários na fase de mata-mata, na decisão encarou o São José, que já tinha enfrentado ainda na fase de grupos. O primeiro jogo foi 1×0 no Urico Mursa, dando a vantagem parcial para o clube da Baixada Santista. No jogo de volta, no Vale do Paraíba, a Briosa empatou no fim e levantou a taça inédita em sua história.

A conquista da Copa Paulista também deu o direito à Portuguesa ter prioridade em escolher disputar a Série D ou Copa do Brasil em 2024. A última vez que o clube teve calendário nacional foi em 2005, ano de sua última participação na Série C, e a última aparição em Copa do Brasil foi em 2004. Portanto o ano de 2024 promete muita agenda esportiva para a torcida rubro-verde. A começar pela participação do clube já confirmada na Copa São Paulo de Futebol Jr. A Briosa está no Grupo 25, que será sediado em São Bernardo do Campo.

História

A Portuguesa Santista foi fundada em 20 de novembro de 1917. Após a fundação, a agremiação portuguesa já contava com 37 associados. Seu Estádio, Ulrico Mursa, foi inaugurado em 5 de dezembro de 1920.

Em 1941, a Portuguesa Santista tornou-se uma das equipes fundadoras da Federação Paulista de Futebol, junto de outros clubes como: Palestra Itália (atual Palmeiras), Corinthians, São Paulo, Santos, Portuguesa de Desportos, Hespanha (atual Jabaquara Atlético Clube), Ypiranga, SPR (atual Nacional Atlético Clube), Juventus e Comercial de Ribeirão Preto.

Já tendo alcançado a terceira colocação no Campeonato Paulista nos Campeonatos de 1936, 1937, 1938 e 2003, atualmente a Portuguesa Santista disputa divisões de acesso ao campeonato paulista de futebol profissional, sendo apontada como uma das principais candidatas ao acesso e potencial de crescimento nos próximos anos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *