Da Redação
Na noite de 16 de agosto, Portuguesa e Vila Nova se enfrentaram pela décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2011. A equipe de Jorginho contou com a volta de Guilherme, ausente no último jogo por conta de uma forte gripe. O jogo teve uma renda de R$ 59.670,00 e um público pagante de 3.783 torcedores. No final do jogo, Portuguesa 0 x 1 Vila Nova. A Portuguesa perde a segunda partida em casa.
PRIMEIRO TEMPO
Buscando sua décima segunda vitória no certame, a Portuguesa iniciou o jogo em cima da equipe do Vila Nova. Mas a primeira chance real de gol aconteceu para o time visitante. Em uma cobrança de falta da intermediária, a bola sobrou para o ataque vilanovense que acabou chutando prensado com a zaga rubro verde ganhando o primeiro escanteio do jogo. Mas, a Lusa, não demorou a responder. Marco Antonio lançou Luis Ricardo nas costas da zaga adversária. O lateral, porém, não conseguiu alcançar o passe.
Na sequência, Ananias ganha na corrida da zaga e, na saída do goleiro toca para o gol. A bola passa à direita do gol. Aos 12 minutos, falta na entrada da área para a equipe do Vila Nova. David bate levando perigo ao gol defendido por Wéverton. Roni, o veterano atacante vilanovense, recebe dentro da área aos 18 minutos e arremata a gol, assustando a zaga rubro verde.
A resposta da Lusa veio com Ananias. Ele recebeu passe de Marco Antonio, limpou a zaga e chutou rente à trave de Michel Alves. Aos 21 minutos, grande jogada do ataque rubro verde. Novamente Ananias recebe na esquerda, passa por Victor Ferraz e toca para Edno que ajeita para o chute prensado de Guilherme. Apostando nos contra ataques, o time de Goiás assustava a Lusa quando conseguia armar jogadas em seu ataque.
Marcelo Cordeiro, em jogada pela esquerda sofre falta. Na cobrança, ensaiada, a zaga consegue cortar o cruzamento que tinha o endereço certo da cabeça de Guilherme. Wando, aos 37 minutos recebe passe de Jajá e bate ao gol, a bola choca-se contra o travessão de Wéverton e sai pela linha de fundo. Edno, em cobrança de falta quase abre o marcador para a equipe rubro verde. Nos minutos finais, a partida ganha em movimentação. Henrique lança Luis Ricardo que sofre falta na lateral da área. Marcelo Cordeiro rola para Marco Antonio que bate a gol, a bola estoura na zaga que alivia o perigo.
Aos 44 minutos, Marcelo Cordeiro comete falta e recebe o cartão amarelo, na cobrança o volante Ferdinando alivia o perigo. Final de primeiro tempo, igualdade no marcador.
SEGUNDO TEMPO
A Portuguesa volta para o segundo tempo com a mesma formação que encerrou o primeiro. Mas foi o Vila Nova que assustou logo a dois minutos em jogada de Victor Ferraz pela direita. O lateral direito carregou a bola e cruzou, Mateus bem colocado afastou o perigo. Aos sete minutos, grande passe de Marcelo Cordeiro para Ananias. O meia da Lusa cruza na direção de Edno mas a bola acaba subindo mais que o esperado. Aos dez minutos, porém, o time do Vila Nova abriu o marcador. David chutou, a bola bateu na trave de Wéverton e morreu dentro da rede da Lusa. Com a marcação do gol adversário, o técnico Jorginho retirou Henrique e
Ananias e colocou Raí e Ivo.
Se, antes de marcar o gol o time vilanovense já apostava nos contra ataques, com um a zero no marcador a equipe do Vila Nova insistia ainda mais neste expediente de jogo. Aos 18 minutos, Edno recebe lateral de Marcelo Cordeiro, invade e bate a gol, o goleiro Michel Alves rebate e a zaga tira o perigo. No lance seguinte, Edno cruza e a bola sobra para Raí que ajeita e bate por cima do gol de Michel. Guilherme, aos 21 minutos pega rebote de Michel Alves e bate a gol. Por muito pouco não empata o jogo. Jorginho troca Ferdinando por Ronaldo.
Quanto mais o tempo passava mais a Portuguesa pressionava o Vila Nova em busca do empate. A torcida empurrava, gritava, incentivava os jogadores. Mateus, por falta em Wando, recebeu o cartão amarelo e desfalca a Lusa contra o Duque de Caxias. Luis Ricardo, da entrada da área chuta, a bola passa à direita do goleiro vilanovense. A Portuguesa era só pressão. Luis Ricardo cruza e Edno, na pequena área não consegue alcançar a bola. Marcelo Cordeiro, aos 40 minutos chuta de dentro da área. Michel Alves realiza outra grande defesa.
Mateus, por falta em Roni, recebe o cartão vermelho. Se já estava difícil, com um a menos ficou mais complicado. Nos minutos finais, pressão em busca do gol de empate. Aos 47 minutos quase o segundo gol do Vila. Final no Canindé, Portuguesa 0 x 1 Vila Nova.