Por José Cunha
Portuguesa e Atlético-MG entraram em campo no estádio do Canindé neste sábado, às 18h30 para a disputa da vigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com os desfalques de Gustavo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Marcelo Cordeiro vetado pelo Departamento Médico, o técnico Geninho colocou Lima como zagueiro e Rogério como lateral esquerdo.
O JOGO
O início de jogo no Canindé foi de muita disputa no meio de campo. Tanto Portuguesa como o Atlético-MG não conseguiam desenvolver as jogadas de ataque. A partida se concentrava no meio de campo onde Moisés, Boquita, Ferdinando e Léo Silva interrompiam as investidas da equipe mineira no setor de ataque. Já Luis Ricardo, Ananias, Boquita e Bruno Mineiro articulavam as jogadas ofensivas da equipe rubro verde.
Com isso, a Lusa começou a se impor na partida. Boquita, aos 37 minutos, realizou grande jogada onde o volante roubou a bola no meio de campo, passou por três marcadores e só não marcou após chutar da entrada da área por conta de grande defesa do goleiro Victor que mandou a bola a escanteio. No finalzinho do primeiro tempo, Bruno Mineiro marcou um gol, porém o árbitro da partida invalidou o lance alegando que o centroavante dominou a bola com a mão. O primeiro tempo terminou em 0x0.
No segundo tempo, a Portuguesa voltou com tudo para definir a partida. Com jogadas em velocidade que envolvia a zaga mineira, a Portuguesa dava a sensação de que abriria o marcador em breve. E, aos cinco minutos, o gol saiu. Moisés cobrou falta, Bruno Mineiro dividiu a bola com o goleiro Victor e a bola sobrou para Léo Silva que chutou a gol e venceu o arqueiro do Galo abrindo o placar em favor da rubro verde.
A partir do gol, empurrada por sua torcida, a Lusa passou a dominar completamente as ações da partida. Ananias, Moisés, Luis Ricardo e Rogério levavam os volantes e zagueiros atleticanos à loucura. Porém, quando a Lusa era melhor na partida o time visitante acabou empatando a partida. Ronaldinho Gaúcho bateu falta, a bola foi amortecida pela barreira e sobrou para Bernard que chutou no alto sem chance para Dida defender empatando a partida aos vinte minutos do segundo tempo.
Após a marcação do gol de empate, o Atlético-MG teve um jogador expulso. O zagueiro Leonardo Silva após falta em Boquita que novamente realizou grande jogada na partida. O Atlético-MG, em nova cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho quase vira a partida, a bola bate na trave e sai pela linha de fundo. A partir daí só deu Lusa na partida.
Moisés, Luis Ricardo, Bruno Mineiro e Léo Silva deixaram de marcar ou por grandes defesas do goleiro Victor ou então por chutarem a bola sem direção. No final, o resultado acabou sendo injusto para a equipe do Canindé. Ao menos por 2×1 a Lusa merecia ter vencido. Agora é pensar no próximo confronto que é contra o Sport novamente no Canindé, na próxima quinta às 21h00, em um jogo de suma importância para a permanência da Lusa na primeira divisão do Campeonato Brasileiro da Série A.