Da Redação
Com Portuguesa
A Portuguesa conquistou na manhã de domingo, 12 de maio, o título de CAMPEÃ PAULISTA da Série A2 de 2013. A equipe que tinha vantagem por conta da campanha na primeira fase, perdeu o jogo por 1 a 0, mas levou a taça para casa.
Sem Heverton machucado, o técnico Edson Pimenta perdeu também Ferdinando entre os 11 iniciais, mas com a contusão precoce de Muralha, o volante se mostrou mais uma vez Guerreiro e foi a campo.
Melhor na partida, a Lusa pressionou desde os minutos iniciais, principalmente com as investidas pelas laterais. Luís Ricardo e Rogério tiveram bastante trabalho e foi com o lateral esquerdo que houve a primeira grande chance do jogo. No rebote de Arraya, o canhoto arriscou forte e com desvio quase encobriu o goleiro Cleber.
Nova chance, aos 18 minutos. Luís Ricardo sofre falta dura, que Corrêa cobra com precisão e quase abre o placar. Cleber quase entrou com a bola, ao tentar fazer a defesa. A pressão seguiu e, de fora da área, Matheus arriscou um petardo que passou à direita do arqueiro alviazul.
De cabeça, Arraya quase abriu o placar ao aproveitar cruzamento de Jean Mota, do lado esquerdo do campo. O Flecha subiu mais alto que o defensor e desviou perigosamente, rente ao poste do goleiro Cleber.
Novamente o argentino ficou no quase ao receber de Souza na entrada da pequena área, cortar o zagueiro e finalizar forte, para uma grande defesa do goleiro do Rio Claro, aos 40 minutos.
A volta do intervalo botou fogo na partida. Se antes dos cinco minutos Lima, de falta, já havia assustado o goleiro Cleber em cobrança de falta; Jocinei fez questão de assustar a todos e abrir o placar para o Rio Claro, após receber na área, se livrar da marcação e inaugurar o marcador.
Tentando mudar o ritmo do jogo, o técnico Edson Pimenta promoveu a entrada de Moisés, no lugar de Jean Mota. E foi justamente o meia quem quase empatou o jogo aos 20 minutos, com chute forte e rasteiro de fora da área, que foi defendida pelo goleiro Cleber.
Na cobrança do escanteio, Lima subiu no segundo poste e testou firme, para a zaga tirar em cima da linha e evitar o gol. De fora da área, Matheus também arriscou e mandou pela linha de fundo, aos 26 minutos.
Com raça e determinação a Lusa foi ataque e se não fosse pelo travessão, Souza teria igualado com um golaço. Aproveitando o rebote da zaga, o camisa 10 colocou no ângulo do goleiro Cleber, mas o poste impediu a pintura.
Mais uma vez foi Souza quem levou perigo, aos 32 minutos, com um ponte chute rasteiro que Cleber defendeu com a ponta dos dedos. A Lusa seguiu com artilharia pesada, Matheus, Moisés, Arraya e Souza se alternaram nas finalizações, mas sem direção.
Aos 45 minutos, mais um momento de perigo. Luís Ricardo cobrou falta para dentro da área, Souza fez o desvio que parou no goleiro alviazul. O rebote sobrou para Arraya que chutou forte e mais uma vez para defesa do arqueiro.
Mesmo sem alcançar a igualdade, a Lusa saiu de campo CAMPEÃ do Campeonato Paulista da Série A2.
Técnico
Após o título, em entrevista coletiva, o treinador elogiou a campanha da Lusa e destacou que o título não foi conquistado neste final de semana, e sim pelos jogos realizados pela rubro-verde.
“O trabalho foi feito ao longo do ano, ao longo desses cinco meses de muita dedicação. Hoje foi apenas o último capítulo, claro que gostaríamos de sair com a vitória, mas o mais importante foi termos conquistado o título”.
Encabeçados por Otto Glória, Campeão Paulista de 1973, Edson Pimenta entra no hall de treinadores formados por Elysio Ferreira (Campeonato Paulista Série A1 de 1935/36), Abel Picabea (Rio SP 1952), Gim Lopes (Rio SP 1955), Vagner Benazzi (Campeonato Paulista Série A2 de 2007) e Jorginho (Campeonato Brasileiro de 2011).