Da Redação
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, abriu a quarta plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2014/2017, em 6 de maio em São Bernardo do Campo, onde a definição das prioridades de investimento para os próximos quatro anos é realizada pela Prefeitura em conjunto com a população, por meio de plenárias em todas as regiões do município.
Entre os participantes dela está o português Manuel de Almeida, proprietário de uma vinícola na região do Taboão, em São Bernardo, e presidente da Comunidade São Martinho, que em todos os anos apoia a sessão solene na Câmara de São Bernardo em homenagem a São Martinho.
O vinicultor, que veio de Portugal da Vila de Barqueiros em 1958, iniciou a prática aos cinco anos, e mantém a tradição confeccionando a bebida artesanalmente. Este ano, Almeida aparece nos cartazes da prefeitura de SBC espalhados por toda a cidade, chamando atenção da população para a participação no PPA.
Segundo Nilza de Oliveira, secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, o PPA elaborado junto com a população deveria ser prática comum nos municípios. “Toda prefeitura tem a obrigação de fazer o PPA, mas dificilmente ele é discutido em conjunto com a população. É esse processo que dá legitimidade nas políticas que serão implantadas em nossa cidade. Participação cidadã é método e marca desse governo”, disse.
Gestão Participativa – Este é o segundo PPA Participativo realizado pela Prefeitura de São Bernardo. O primeiro ocorreu em 2009, quando foram definidas as prioridades para o período de 2010 a 2013. Na ocasião, as 29 plenárias originaram 88 programas, que definiram as principais diretrizes e ações em áreas como saúde, educação, habitação e transporte.
Alguns resultados concretos do primeiro PPA são a construção do Hospital de Clínicas, das UPAs, UBSs, Centros Educacionais Unificados (CEUs), novas Escolas de Educação Básica (Emebs) e mais de 3,8 mil moradias. As plenária seguem até o dia 28 em toda a cidade.