Mundo Lusíada
Integrantes da comunidade portuguesa de Santos estiveram reunidos no último dia 13, no Salão Nobre do Paço, para prestigiar a cerimônia para outorga de Diploma e Medalha José Bonifácio de Andrada e Silva ao português Joaquim da Rocha Brites, com uma história muito atuante em diversas entidades luso brasileiras.
A homenagem é a maior honraria concedida pelo Município a cidadãos que têm relevantes serviços prestados à Santos.
Brites, prestes a completar 97 anos, se emocionou com discursos de amigos e autoridades presentes ao evento. Ao longo de sua vida, atuou na Cidade no comércio, em entidades luso-brasileiras, clubes, associações esportivas, hospitais, centros educacionais e indústrias da região.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa destacou a importância de Brites para a história da Cidade. “O senhor certamente foi um homem que trabalhou muito e até hoje trabalha com dedicação. É um exemplo de referência para todos nós de dedicação e superação. Soube acumular suas conquistas, mas sobretudo, soube retribuir à Cidade que o acolheu”.
HISTÓRICO
Joaquim Brites nasceu na freguesia de Bustos, em Portugal, no dia 12 de janeiro de 1922 e chegou ao Brasil aos 13 anos de idade, em 1936, fixando residência em Santos, onde estudou e se formou contador.
Participou de várias entidades luso-brasileiras como Elos Clube de Santos, Associação Atlética Portuguesa, Clube de Regatas Vasco da Gama, Sociedade Portuguesa da Beneficência.
No âmbito econômico, teve presença em refinarias e atuação para a vinda de grandes grupos econômicos para a região como Cosipa, Dow Química, Ultrafertil.
Recentemente, trouxe para a região mais um empreendimento portuário através de negociação com a Joint Venture formada por Triunfo e ALL.
Joaquim Brites também já recebeu homenagem promovida pelo Consulado Honorário de Portugal em Santos, no Centro Cultural Português, ao receber condecoração do governo de Portugal através da entrega da Comenda da Ordem de Mérito, pelo então Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.