Da Redação com Lusa
O embaixador José Frederico Ludovice foi eleito secretário adjunto da organização ibero-americana, que reúne países hispânicos, Portugal e Brasil, sendo o primeiro português a ocupar este cargo, anunciou hoje o Governo, que saudou esta “vitória” para o país.
“O 4.º dia da Semana de Alto Nível das Nações Unidas começa com uma vitória para Portugal. Na reunião dos MNE ibero-americanos, o Embaixador José Frederico Ludovice foi eleito Secretário Adjunto da Secretaria-Geral Ibero-Americana [SEGIB]”, escreveu o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) na sua conta oficial na rede social X.
“O MNE congratula o nosso candidato e primeiro português a ocupar este cargo”, acrescentou o ministério chefiado por Paulo Rangel.
José Frederico Ludovice iniciou a carreira diplomática em 1989 e é embaixador em Buenos Aires (Argentina) desde 2020.
Antes, esteve na embaixada de Tunes (Tunísia), foi embaixador não residente na Líbia, esteve na representação permanente em Bruxelas e foi assessor diplomático do então primeiro-ministro José Sócrates (2005-2009).
Foi também número dois da embaixada portuguesa em Telavive (Israel) e perante a Autoridade Palestiniana, bem como em Camberra (Austrália). Foi também diretor executivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa (2014-2016).
Ludovice regressa a uma organização que já conhece: entre 2012 e 2014 foi chefe de gabinete do secretário-geral adjunto e diretor de planeamento na SEGIB em Madrid.
A Ibero-Americana reúne um total de 22 países, a grande maioria da América Latina, e Portugal, Espanha e Andorra, na Europa.