Portugal visita a Faculdade de Medicina de Botucatu, no interior de SP

Da Redação

Convento de Tomar com a janela do Ofício, uma das imagens de Adelina Guimarães que faz parte da mostra.
Convento de Tomar com a janela do Ofício, uma das imagens de Adelina Guimarães que faz parte da mostra.

A brasileira Adelina Guimarães captou imagens de Portugal que vão desde Castelos a simples moradas. De norte a sul do País, registrou o Porto, os vinhos, as Igrejas e o Douro; Belmonte, terra de Pedro Álvares Cabral; Lisboa, a maior cidade do País, vibrante e pulsante, entre outras cidades e vilas. Neste trabalho, ela revela aspectos do patrimônio e das paisagens histórico-culturais de um Portugal interpretado à luz de janelas e fachadas seculares e o “modus vivendi” de seus habitantes.

A Exposição: “Navegar em Portugal” traz fotografias de Adelina Guimarães, curadoria de Enilze de Souza Nogueira Volpato, e será aberta no Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, 10 de junho, às 16h30 no prédio da Administração da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, interior de São Paulo.

As imagens exibem apreços; presença marcante da monarquia e da religiosidade; o meio ambiente, aspectos arquitetônicos que apresentam traços da influência de outros povos nos costumes do povo português que, por sua vez, influenciou o jeito brasileiro de ser e de viver.

“A janela é simultaneamente tema antigo e contemporâneo, bíblico e tecnológico, universal e globalizado. Abertas, podem indicar o infinito de possibilidades no mundo externo ou revelar a intimidade cotidiana dos lares ou lugares onde se dão as relações humanas. Fechadas, oferecem proteção e abrigo” relata Enilze Volpato, curadora da Mostra.

Nesta mostra representa histórias desconhecidas das pessoas anônimas por de trás e para fora das janelas das fachadas dos edifícios. Revelam, também, parte da história de um povo e da sua jornada. Além de um passeio histórico, geográfico e cultural, a mostra conduz os visitantes por tudo o que os sentidos de Adelina capturaram com estilo particular.

A exposição “Navegar em Portugal” foi promovida pela Comissão de Arte e Cultura da Instituição e compõe o calendário de eventos culturais comemorativos dos 50 anos da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB).  Conta com apoio da Biblioteca do Campus de Botucatu, Unimed, SOLMA, Pão de Açúcar e Quality Fotografia.

SERVIÇO

Exposição: “Navegar em Portugal”

Fotografias de Adelina Guimarães

Curadora: Enilze de Souza Nogueira Volpato

Período: de 10 a 24 de junho

Local: Espaço do piso térreo do prédio da Administração da FMB

Horário: das 8h às 18h

Local: Av. Prof. Montenegro, s/n – Distrito de Rubião Junior – Botucatu/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *