Da Redação
O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que na última semana, Portugal fez, em média, mais de 13.300 testes por dia, acrescentando que “não há qualquer orientação para testar menos”.
Em conferência de imprensa sobre a Covid-19 em Portugal, o governo anunciou o primeiro dia desde o início da pandemia em que não foi assinalada nenhuma morte causada pelo novo coronavírus.
Mas segundo o secretário, a diminuição de novos casos de infecção pelo novo coronavírus, registrada nos últimos dias, não decorre de uma queda no número de testes realizados.
O Secretário de Estado afastou a política de testes como eventual explicação para a diminuição no número de novos casos de covid-19 registrados diariamente, acrescentando, contudo, que a evolução aparentemente positiva deve ser interpretada com cautela.
“Temos analisado os números sempre com a maior cautela, sem euforias desmedidas quando a situação aparenta estar mais controlada, nem negativismos exacerbados quando as coisas não correm como gostaríamos”, sublinhou.
A Direção-Geral da Saúde emitiu uma norma sobre o rastreio de contatos de infectados por Covid-19, que prevê que deixe de ser obrigatório realizar testes a estes contatos. António Lacerda Sales afirmou que a norma mais não faz que formalizar e normatizar aquilo que já eram os procedimentos habituais.
“A realização de testes a contatos de casos confirmados de Covid-19 sempre dependeu e continua a depender da estratificação do risco efetuada pelas autoridades de saúde”, disse.
Apesar de ser uma ferramenta determinante, a eficácia a testagem é limitada se não houver, paralelamente, um trabalho de identificação de cadeias de transmissão, através de inquéritos epidemiológicos que permitam identificar e isolar os contatos, disse.
O governante aproveitou a conferência de imprensa também para apelar novamente ao comportamento responsável dos portugueses, em particular, daqueles que estão neste momento de férias, sublinhando que “o sucesso coletivo continua a depender das ações individuais de cada um”.
Portugal registra nesta segunda-feira mais 106 novos casos de infecção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).
De acordo com o relatório da situação epidemiológica da DGS, desde o início da pandemia até hoje registraram-se 51.569 casos de infeção confirmados e 1.738 mortes.