Da Redação
Com Lusa
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registrou 162 ocorrências relacionadas com o vento forte entre as 00:00 e as 08:00 desta segunda-feira em Portugal, a maioria são quedas de árvores que não causaram vítimas.
“Os distritos mais afetados são Coimbra e Castelo Branco. Registramos entre as 00:00 e as 08:00 de hoje 162 ocorrências, 145 das quais são quedas de árvores”, disse à Lusa o comandante Carlos Pereira, salientando que não há vítimas nem danos materiais a registar.
O comandante adiantou ainda que das 162 ocorrências registadas, 19 dizem respeito à queda de estruturas.
Catorze distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de vento moderado a forte de norte/nordeste, por vezes com rajadas até 80 quilômetros por hora, podendo atingir os 110 quilômetros por hora nas terras altas.
Nos distritos de Bragança, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja e Portalegre o aviso amarelo vai estar em vigor até às 18:00 de hoje e em Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra até às 12:00 de terça-feira.
O aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Tondela
Nesta manhã, uma mulher de 75 anos ficou gravemente ferida na sequência da queda de uma árvore em cima do carro que conduzia, no concelho de Tondela, segundo comandante dos bombeiros locais.
Segundo Nuno Pereira, a viatura circulava no sentido Carregal do Sal – Tondela, na Estrada Regional 230, quando a árvore caiu, devido ao vento forte que se sente na região.
“Quando os bombeiros chegaram ao local, a vítima estava em paragem cardiorrespiratória, mas a situação foi revertida”, explicou o comandante, acrescentando que a mulher foi depois transportada para o hospital de Viseu, encontrando-se com prognóstico reservado.