Evento reunirá manifestações artísticas de 14 nações, três estados, povos tropeiro, cigano e da comunidade negra, de 6 a 8 de setembro no Pavilhão Vera Cruz.
Da Redação
A 4ª edição da festa ‘Muitos Povos, Uma Cidade’ acontece de 6 a 8 de setembro no Pavilhão Vera Cruz. O evento, uma grande celebração da diversidade cultural e étnica dos migrantes e imigrantes que ajudaram a construir São Bernardo, é promovido pela Prefeitura e faz parte da programação pelo aniversário de 460 anos do município. A primeira edição da Festa, que tem entrada e estacionamento gratuitos, foi em 2009.
Durante os três dias do evento, algumas das atrações serão gastronomia e artesanatos típicos, workshops, shows, exposição e manifestações artísticas de 14 nações, três estados, além dos povos tropeiro, cigano e da comunidade negra. Os 7.340 m² metros do local abrigarão 48 barracas.
As comidas típicas serão cobradas com preços variados, dependendo da complexidade e elaboração do prato, e os artesanatos também. Participam do evento artesãos ligados à Economia Solidária.
Portugal estará representado com a sua típica gastronomia, com a participação da Casa de Portugal do Grande ABC, com sede em Santo André, e que prepara um dos mais elogiados pratos de bacalhoada da comunidade portuguesa. Além dos pratos, vinhos e muitos doces portugueses serão vendidos durante o evento.
Outros países representados são Itália, Japão, Peru, Grécia, Lituânia, Rússia, Índia, Croácia, Chile, Bolívia, Cabo Verde, Alemanha e de origem árabe. Os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará também estarão presentes. Além das comunidades citadas, participará pela primeira vez do evento o Suábio do Danúbio – povo de etnia e cultura germânicas.
Uma das novidades desta edição será a exposição ‘Brasil Ofícios e Saberes’, que poderá ser visitada no pavilhão de artesanatos. No local, seis comunidades vão apresentar atividades consideradas patrimônio cultural do Brasil: Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, da Bahia; Modo de Fazer Viola-de-Cocho, do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Ofício das Baianas de Acarajé, da Bahia; Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas Regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre, de Mato Grosso; Saberes e Práticas Associados aos Modos de Fazer Bonecas Karajá, de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará; e Modo de fazer Renda Irlandesa, de Sergipe.
Cabo Verde
De Cabo Verde, estará presente no evento Herculano Carlos Reis, artista integrante da Associação Caboverdiana do Brasil, que irá expor algumas de suas telas no evento. As visitas podem ser feitas dia 6 de setembro das 18h às 21h, e dias 7 e 8 das 10h às 22h, no Pavilhão Vera Cruz (Av. Lucas Nogueira Garcez, 756 Jardim do Mar.