Da Redação
Portugal tem sido uma rota importante para produtos brasileiros na Europa. De acordo com dados da Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior, entre janeiro e outubro de 2022, o Brasil exportou um total de US$ 3.887.590.598 em valor FOB para o país coirmão, com destaque para exportações de óleo bruto, soja, milho, querosene de aviação, produtos laminados planos de ferro ou aço, madeira e resinas.
Segundo Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, a proximidade de Portugal com a Espanha, França e Reino Unido, coloca o país em posição estratégica no mercado, como uma porta de entrada. Anualmente esses três países compram juntos do Brasil mais de US$ 7 bilhões.
Helmuth ainda destaca o fato de Portugal ter a vantagem de ser banhado pelo Oceano Atlântico, o que serve de recurso para rotas marítimas.
Apoio governamental
O governo brasileiro oferece diversos programas por meio de órgãos como a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Banco do Brasil, para fomentar a exportação de empresas brasileiras.
De acordo com dados da plataforma da Logcomex, o modal de transporte mais utilizado para exportações de produtos do Brasil para Portugal é o marítimo (representando quase 95% das exportações).
As principais unidades de desembaraço da exportação de produtos do Brasil para Portugal foram Itaguaí e Campos de Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro, e Santos, em São Paulo.
Cinco dicas certeiras para exportar produtos para Portugal
O CEO da Logcomex dá cinco dicas assertivas que garantem sucesso na exportação de produtos do Brasil para Portugal
1) Sempre pesquise novos mercados em Portugal
Seja por escassez de oferta interna no país de destino ou oferta de produtos ou serviços inferiores do mesmo segmento de outros países, por exemplo, “sempre haverá oportunidade de exportar o produto”, ressalta Helmuth.
Dessa forma, ele recomenda pesquisar sempre o mercado e as novas oportunidades para saber como identificá-las, especialmente quando o objetivo é exportar produtos do Brasil para Portugal.
Para tanto, ele recomenda ao empreendedor brasileiro saber como oferecer seu produto, mostrando valor agregado e se adaptar à necessidade do referido mercado. Igualmente importante é conhecer as condições macroeconômicas, como competitividade da mão de obra, taxas de câmbio, preços de insumos, entre outras variáveis.
Helmuth destaca que a plataforma de exportação da Logcomex permite estudar o mercado de forma mais eficiente e prática, identificando exportadores e importadores. Além de analisar o market-share da empresa, podendo identificar oportunidades em novos mercados.
2) Considere as diferenças culturais
A diferença cultural entre os dois países pode ser um ponto crítico na hora de exportar produtos do Brasil para Portugal. É o ponto no qual muitos exportadores erram, por não considerarem e pensarem em situações culturais que podem fazer a diferença.
Na opinião do CEO da Logcomex, entender a cultura estrangeira não deve ser pensado como um obstáculo na negociação. “Com um bom planejamento, após conhecer o mercado e a cultura do país de destino, tudo pode ser resolvido”, pondera.
Por outro lado, Helmuth recomenda estudar profundamente hábitos, formas de comunicação e valores, para que esses itens não se tornem um grande muro entre as economias dos países, inviabilizando negociações. “É importante também entender suas sazonalidades para criar um planejamento assertivo”, recomenda.
3) Escolha fornecedores confiáveis
Como em qualquer negócio, ao exportar produtos do Brasil para outro país, é fundamental trabalhar com parceiros confiáveis. Não apenas que ofereçam produtos de qualidade e com preço competitivo de mercado, mas que também cumpram todas as regras, normas e exigências do comércio exterior. E, principalmente, que sejam éticos para garantir o compliance, um fator fundamental quando se trata de negociar com países da Europa.
Helmuth indica participar de feiras de negócios por serem lugares estratégicos para conhecer potenciais fornecedores confiáveis e de qualidade. “Outro recurso para tal é procurar referências com outras empresas portuguesas que exportam a partir do Brasil”, acrescenta.
A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira é outra opção para buscar informações e identificar, por meio de um serviço especializado desse órgão, fornecedores que sejam mais indicados para determinados negócios entre os países.
4) Providencie a documentação necessária
Ao exportar produtos do Brasil para Portugal, para que todo o processo internacional seja possível, é preciso que a parte burocrática seja cumprida. Para isso, exportador e importador precisam ter toda a documentação necessária envolvida.
Na importação de produtos do Brasil para Portugal, os documentos mais comuns são:
Fatura comercial
Certificado de origem
Certificado sanitário ou fitossanitário
Packing list
Bill of lading (para o transporte marítimo).
5) Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia é uma forte aliada para o empreendedor ter todas as informações necessárias para sua exportação ou importação. A plataforma da Logcomex auxilia no estudo de:
Valores médios do produto a ser exportado
Novos mercados de exportação
Tendências e movimentações dos produtos a serem exportados
Redução de custos de exportação
Análise do volume de exportações segmentado por estado
Visualização das principais unidades de desembaraço dos produtos, quantidade exportada em peso, valor FOB total exportado e modais de transporte utilizados.
A Logcomex é uma empresa que desenvolveu soluções de tecnologia e que oferece uma plataforma que permite planejar, monitorar e automatizar o supply chain global. Presente em mais de 11 países espalhados em cinco continentes, a Logcomex oferece soluções para toda a cadeia de suprimentos global com visibilidade em tempo real, eficiência na gestão de ponta a ponta da operação e informações estratégicas para as empresas que atuam no comércio exterior. Para saber mais, acesse https://www.logcomex.com/
Helmuth Hofstatter, empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, e fundador da Logcomex.