Da Redação
Os vinhos portugueses são muito apreciados pelos brasileiros, esse histórico de consumo do vinho luso não é recente e vem se consolidando a cada dia. Nos três primeiros meses deste ano houve um crescimento considerável no valor das exportações dos vinhos lusitanos para o Brasil, o aumento foi de 84% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Na comparação por segmento, as duas variedades mais comuns obtiveram também bons resultados, o vinho do Porto teve aumento de 25% e em contrapartida o segmento dos vinhos finos obteve crescimento muito maior, cerca de 93%, comparados com os mesmos três primeiros meses de 2016.
Por conta disso os vinhos portugueses assumem a segunda colocação a partir primeiro trimestre de 2017 nas exportações para o Brasil. O primeiro lugar ainda é do Chile que tem atualmente 47% do mercado brasileiro e principalmente conta com baixo custo, enquanto Portugal conquistou a margem de pouco mais de 15% de fatia do mercado e garantiu a segunda posição.
Segundo o entendimento do presidente da associação que faz a gestão de uma marca portuguesa, são vários os motivos que trouxeram os vinhos portugueses a este patamar. Segundo ele, foi feito um bom trabalho persistente de promover e divulgar os vinhos no país.
A expectativa dos empresários portugueses agora é manter esse crescimento. A demanda do Brasil pode ser ainda maior e esse potencial pretende ser explorado, já que o Brasil representa quase 5% de todo o vinho que Portugal exporta, e esse mercado movimenta em torno de € 30 milhões.
Este ano, aconteceu mais uma edição do evento Vinhos de Portugal em São Paulo, pela primeira vez no Estado, sendo que tradicionalmente ele acontece há 4 anos na cidade do Rio de Janeiro. O evento que aconteceu em junho recebeu 66 produtores de Portugal que vieram com a intensão de promover ainda mais os seus produtos, foram disponibilizados para experimentação cerca de 400 vinhos aos visitantes.
Os empresários saíram muito motivados do evento. Um representante da Comissão Vitivinícola do Alentejo ficou bastante contente com a recepção que tiveram, e ressaltou que o Brasil ainda tem um consumo muito pequeno de vinho por pessoa, o que possibilita espaço para crescer. E o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) comentou da satisfação dos produtores com as características o potencial encontrado na cidade de São Paulo.