Da Redação com Lusa
Neste dia 16, a seleção portuguesa de futebol, que já tinha garantido o apuramento para o Euro2024, assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo J de qualificação, ao golear por 5-0 na visita à Bósnia-Herzegovina, em jogo da oitava jornada.
No Estádio Bilino Polje, em Zenica, Portugal construiu o oitavo triunfo no mesmo número de jogos da fase de apuramento com gols de Cristiano Ronaldo (05, de grande penalidade, e 20 minutos) – que chegou aos nove tentos nesta qualificação -, Bruno Fernandes (25), João Cancelo (32) e João Félix (41).
Esta foi a primeira vez que a equipe das ‘quinas’, orientada por Roberto Martínez, venceu oito encontros seguidos em jogos oficiais, superando o recorde de sete de Fernando Santos, obtido no caminho para o Euro2016.
Com duas partidas por disputar, ambas em novembro, Portugal confirmou o primeiro lugar do Grupo J, agora com 24 pontos, mais oito do que a Eslováquia, segunda classificada, que venceu por 1-0 o Luxemburgo, terceiro, com 11. A Islândia é quarta colocada, com 10 pontos, à frente da Bósnia-Herzegovina, com nove, e do Liechtenstein, último, sem qualquer ponto.
Após o recorde das inéditas seis vitórias seguidas num arranque de uma fase de apuramento para uma grande competição, Roberto Martínez tirou agora do ‘trono’ Fernando Santos, que alcançou sete de ‘rajada’ no caminho para o Euro2016, naquele que era até hoje o recorde máximo de triunfos seguidos lusos em jogos a ‘doer’.
Classificação
Portugal conquistou hoje pela quarta vez na sua história um grupo de apuramento para um Europeu de futebol, número esse que sobe para oito contando com as fases de qualificação para fases finais de mundiais.
A seleção nacional assegurou o primeiro lugar do Grupo J após oito jornadas, e com ainda duas para disputar, algo que, no passado, no caminho para europeus, só tinha conseguido por três vezes.
O primeiro aconteceu no percurso para o Euro1984, que decorreu em França, com Portugal a ganhar o grupo à frente da União Soviética, por apenas um ponto, depois de bater essa equipa por 1-0 na última e decisiva ronda.
O mesmo viria a acontecer na qualificação para o Euro1996, em Inglaterra, com António Oliveira, e para o Euro2016, com Fernando Santos, numa campanha que terminou com o título europeu conquistado em terras gaulesas.
Quanto a campeonatos do mundo, Portugal venceu o grupo que deu acesso à histórica campanha em Inglaterra, em 1966, já com Eusébio como melhor marcador absoluto da fase de apuramento, com sete golos.
Para chegar ao primeiro Campeonato do Mundo que decorreu em terras asiáticas, na Coreia do Sul e Japão, em 2002, a equipe das ‘quinas’ venceu o seu grupo, mais uma vez com António Oliveira, enquanto Fernando Santos também repetiu o feito, mas para estar no Mundial2018, na Rússia, superando a Suíça na diferença de golos.