Da Redação com Lusa
A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os quartos de final do Mundial de 2022, ao golear a Suíça por 6-1, com ‘hat-trick’ de Gonçalo Ramos, no último jogo dos ‘oitavos’, no estádio Lusail.
O atacante do Benfica, aos 17, 51 e 67 minutos, Pepe, aos 33, Raphaël Guerreiro, aos 55, e Rafael Leão, aos 90+2, marcaram os gols da formação das ‘quinas’, enquanto Manuel Akanji apontou o tento para Suíça, aos 58.
O técnico Fernando Santos optou por deixar Cristiano Ronaldo no banco, justificando como “uma opção estratégica”, e o craque entrou no segundo tempo da partida, e chegou a ter um gol impedido.
Nos quartos de final, num jogo marcado para sábado, pelas 15:00 (em Lisboa), no Estádio Al Thumama, em Doha, Portugal vai defrontar Marrocos, que hoje eliminou a Espanha, no desempate por pênaltis (3-0, após 0-0 nos 120 minutos).
🎮 Next 𝕃𝔼𝕍𝔼𝕃 unlocked: Morocco 🇲🇦! #VesteABandeira #WearTheFlag pic.twitter.com/Abfey1vw2L
— Portugal (@selecaoportugal) December 6, 2022
O Jogo
A formação orientada por Fernando Santos entrou de forma muito séria no jogo, revelando grande maturidade na partida. Aos 17′, Gonçalo Ramos recebeu a bola na área e, com um remate potente de pé esquerdo, fez o 1-0. A Equipe das Quinas estava por cima do jogo e ia controlando as incidências. À passagem dos 33′, Pepe aumentou a contagem ao marcar de cabeça na sequência de um canto.
No segundo tempo do encontro, Gonçalo Ramos bisou aos 51′, após excelente jogada de Dalot, sendo que Raphael Guerreiro viria a fazer o 4-0, após ataque rápido conduzido por Félix e Ramos. No seguimento de uma bola parada, Akanji reduziu aos 58′.
Portugal ia dominando o jogo e anulando a reação dos helvéticos. Aos 67′, Gonçalo Ramos dilatou ainda mais o marcador e fez o seu hat-trick, logo na sua estreia como titular do avançado. Para fechar, Rafael Leão concluiu uma jogada individual em grande classe aos 90’+2.
A perfect night for Portugal!
The Round of 16 comes to a close. It’s time for the Quarter-Finals 👀 #FIFAWorldCup | @adidasfootball
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 6, 2022