Mundo Lusíada
O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e a Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Natália Umbelina Neto, assinaram o novo Programa Indicativo de Cooperação Portugal-São Tomé e Príncipe, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.
Este novo Programa Indicativo de Cooperação (PIC) representa um passo importante na relação de cooperação entre os dois países, por enquadrar duas novas áreas de intervenção – Capacitação Científica e Tecnológica e Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial. Estas áreas representam um contributo nos esforços de Luta contra a Pobreza e Promoção do Desenvolvimento Sustentável em São Tomé e Príncipe.
O novo PIC – no valor de 43,5 milhões de euros – dá ainda continuidade às linhas mestras dos anteriores programas, em especial nas áreas da Saúde, Educação e Capacitação Institucional, com destaque para o Projeto Escola +, que promove o ensino da Língua Portuguesa através do reforço do ensino secundário em São Tomé e Príncipe, e o Projeto Saúde para Todos, destinado à consolidação do sistema nacional de saúde daquele país lusófono.
Rui Machete e Natália Umbelina Neto tiveram ainda oportunidade de trocar impressões, durante um almoço de trabalho em 27 de novembro, sobre outros temas do relacionamento bilateral e ainda sobre questões de segurança regional e de âmbito multilateral, nomeadamente relativos à CPLP.