Portugal e Espanha querem eliminar fronteiras para promover turismo do interior

Bandeiras de Portugal e Espanha, Lisboa, 06 de julho de 2020. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Da Redação com Lusa

Portugal e Espanha uniram esforços para a realização do 1.º Congresso Mundial Turismo do Interior, em Cáceres, de 26 a 28 de novembro, para eliminar fronteiras e delinear estratégias de desenvolvimento para ambos os territórios.

Numa apresentação do congresso à comunicação social, em Lisboa, o presidente da Associação Ibérica Turismo do Interior (AITI), Miguel Martins, resumiu o principal objetivo deste encontro que vai decorrer na cidade espanhola da região da Estremadura: “perceber que neste tipo de territórios, as coisas também podem acontecer”.

Para tal, defendeu, “às vezes é preciso ouvir outras perspetivas” sobre como abordar os desafios que se colocam ao turismo nos territórios do interior, como, por exemplo, os da mobilidade e acessibilidade.

“O congresso vai ser um ponto de encontro, com especial atenção à zona centro e Estremadura, […] para abordar uma perspetiva de futuro para este território”, afirmou a vice-presidente da Deputação de Cáceres, Esther Gutiérrez.

A responsável espanhola salientou que, embora os dois países da Península Ibérica partilhem território, isso por si só não significa nada se não houver um projeto de desenvolvimento.

Também presente na apresentação, o diretor-geral de Turismo da Estremadura, Jesús Viñuales, destacou a criação “de um destino conjunto, que é A Raia”.

Para a vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, os mais de 1.200 quilómetros de raia entre Portugal e Espanha não passam de uma fronteira administrativa. “É muito mais o que nos une do que nos separa”, sublinhou.

A responsável da Turismo Centro destacou como um dos desafios do turismo no interior a articulação entre as várias entidades com competências turísticas, como, por exemplo as Comunidades Intermunicipais, que recebem fundos europeus e querem entrar neste setor.

Nestes casos, salientou Anabela Freitas, confunde-se, por vezes, divulgação da marca territorial com promoção turística.

Assim, um dos objetivos do encontro em Cáceres é precisamente o de reforçar a cooperação entre entidades públicas e privadas.

“Os privados têm de fazer o seu caminho, mas antes de gastar milhares de euros num projeto, perguntem-nos o que achamos”, apontou o presidente da AITI.

O congresso tem dois destinos convidados – Idanha-a-Nova (Castelo Branco) e Cáceres, e conta com a participação de 35 universidades e 29 expositores.

Durante o encontro, vai ser apresentado um produto turístico que junta as duas regiões, relacionado com a série de televisão Guerra dos Tronos, filmada na aldeia portuguesa de Monsanto e em vários locais em Espanha.

O congresso vai contar também com a presença do diretor-geral da Flixbus para Portugal e Espanha, Pablo Pastega, para abordar um dos temas em destaque, que é o da mobilidade.

Segundo a AITI, o objetivo é conseguir uma ligação rodoviária de passageiros entre Castelo Branco e Cáceres, pelo menos duas vezes por semana.

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