Por Adriano Augusto da Costa Filho
Em Portugal em razão dos acontecimentos antigos, prevaleceu o “catolicismo”, porém, como acontece geralmente nos países do ocidente, há uma certa tolerância religiosa e sempre avançam outros credos religiosos, como evangélicos, protestantes, espíritas, ou outras religiões, e são administradas pelos governos locais e os ateus são incontáveis.
Desde o inicio da humanidade, em épocas perdidas, as religiões também existiram e de acordo com as épocas ou diferentes, o “homem da caverna” adorava o SOL, uma pedra ou fogo, e hoje em dia ainda existem grupos nesse sentido.
Na Grécia antiga existia um Deus com o nome de Zeus, e o universo deles era o Olimpo e existia um Deus para tudo, como exemplo, Marte Deus da Guerra, Neptuno Deus do Mar, Baco Deus do Vinho, Venus Deusa da Beleza, Éros Deusa do Amor, e assim por diante, bem como existia uma grande diferença entre todos os Deuses, eram imortais, e o homens perecíveis.
Assim, a humanidade sempre caminhou e dezenas, centenas ou milhares de religiões apareceram no decorrer desses milênios e até podemos verificar todos esses acontecimentos, além das épocas passadas com o império romano e suas crenças em Deuses guerreiros e ali o surgimentos do catolicismo com o nascimento de N.S.JESUS CRISTO há 2.000 anos.
Nas épocas mais modernas como alguns exemplos: Bramanismo, Maometismo, Budismo, Islamismo, Espiritismo, Umbanda, Evangelismos e sempre elas trazendo melhorias para a humanidade e apreciadas e colocadas em grandiosas igrejas, cultos e para a humanidade.
Quem vai a turismo a Portugal, poderá apreciar incontáveis obras religiosas, com as mais lindas formações e formatações e em todos os cantos e recintos do Portugal, com incontáveis igrejas de todos os tipos, castelos religiosos e bem como outros tipos de templos.
Em Portugal desde os tempos imemoriáveis da Lusitânia e desde os antigos Celtas, Romanos, Mouros e outros povos que invadiram a Europa e Portugal, trouxeram as suas religiões, porém, os lusitanos/portugueses absorveram todos esses cultos e em razão das fantásticas viagens em derredor do mundo, onde levaram a cultura, o aprendizado religioso, o catolicismo prevaleceu e hoje os países de expressão portuguesa em derredor do mundo, processam, como no Brasil na sua maioria a Religião Católica Apostólica Romana.
Por Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.