Portugal e a grandeza do Brasil

Por Adriano Augusto da Costa Filho

Portugal, sempre primou pela grandeza do Brasil, nas épocas desde os tempos reais do descobrimento do Brasil nos anos 1300 e depois da efetivação da posse definitiva do Brasil em 1500 e dali até a independência brasileira em 07 de Setembro de 1822.

Nos anos que antecederam a independência brasileira, havia sempre uma disputa de territórios entre Portugal e a Espanha, uma vez que, a América do Sul na sua divisão territorial era praticamente os dois países e naturalmente surgia sempre essa disputa entre eles.

O Brasil na época do império era dividido em províncias e sempre surgiam disputas nas posses territoriais e confrontos militares ou de guerrilhas, e assim sendo, existiam várias províncias, como província de São Paulo, província do Rio Grande do Sul e outras.

Parte da província do Rio Grande do Sul era brasileira e a outra parte era da Espanha, e tudo se transformava numa batalha entre as tropas dos 2 países, então D.Pedro II afim de evitar essas batalhas fez um acordo com a Espanha para ficar com a outra metade da província do Rio Grande do Sul, que fazia fronteira com a Argentina, e a parte brasileira da província Cisplatina ficou para a Espanha.

Caravanas e caravanas espanholas partiram do setor deles para a província Cisplatina e o lado espanhol do Rio Grande do Sul ficou para o Brasil.

A província Cisplatina durou pouco tempo para a Espanha, porque houve uma revolta geral contra a colonização espanhola e essa parte espanhola durou de 1811 a 1823 e proclamaram a Independência da Espanha e como havia nela o Rio Uruguai nesse território, proclamaram a República Oriental Do Uruguai e assim sendo o Brasil acabou aumentando mais o seu território.

Essa revolta na agora província Espanhola, foi chamada de “LOS 33” e foi proclamada por 33 guerrilheiros, os quais em conjunto com os habitantes da colônia espanhola proclamaram a Independência da Província Cisplatina.
Portanto, Portugal no acordo que elaborou com a Espanha aumentou consideravelmente o território brasileiro e aumentando a província do Rio Grande do Sul, hoje um dos maiores estados do Brasil, o Estado do Rio Grande do Sul.

Olor de flores para o nosso Portugal eterno, feitor da grandeza do Sul.

Por Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »