Da Redação
A partir de agora, Portugal tem sete novos restaurantes com uma estrela Michelin e duas novas unidades com duas estrelas.
As novas estrelas da gastronomia portuguesa foram conhecidas no início da noite de 23 de novembro, na cerimônia de lançamento do Guia Michelin Espanha & Portugal, realizado em Girona, Espanha.
Portugal passa assim a ter 26 estrelas repartidas por 21 restaurantes, contra as 12 estrelas de dez restaurantes existentes em 2015. Em 2016, Portugal ganhou apenas uma estrela.
“É um ano histórico para a restauração e gastronomia portuguesa. Parabéns a todos”, disse, durante a apresentação, a diretora comercial da Michelin, Mayté Carreño, em português.
No Guia de 2017 os estreantes são: Alma, de Henrique Sá Pessoa (Lisboa); Antiqvvm, de Vítor Matos (Porto); Casa de Chá da Boa Nova, de Rui Paula (Matosinhos); Loco, de Alexandre Silva (Lisboa); Lab by Sergi Arola, de Sergi Arola (Sintra); L’And, de Miguel Laffan (Montemor-o-Novo); William, de Luís Pestana (Funchal).
Ganharam a segunda estrela, o The Yeatman, de Ricardo Costa (Porto), que passa a ser o segundo chef português a acumular duas estrelas, depois do chef Avillez; e o Il Gallo d’Oro, de Benoit Sinthon (Funchal).
Gastronomia é produto estratégico
A Gastronomia é um produto estratégico para o Turismo, sendo fundamental na qualificação do destino Portugal. Segundo divulgou o governo português, uma tarefa que se torna mais fácil com a distinção atribuída a mais sete restaurantes portugueses.
“As estrelas Michelin são sinônimo de glamour, prestígio e qualidade, mas também de inovação. Ao serem atribuídas com base na qualidade dos ingredientes, o que é também um reconhecimento da excelência dos produtos portugueses, na técnica usada para a preparação e combinação de sabores e criatividade, as estrelas Michelin confirmam a capacidade de inovação dos chefs portugueses” divulgou a nota do governo.
Por outro lado, a distinção representa também o desafio de manter os padrões de qualidade exigidos pelo Guia Michelin, “obriga a que se reforce a aposta na formação, já que é esta a base para que o turismo nacional, e a restauração em particular, mantenham elevados níveis de qualidade e inovação”.
Turismo Porto e Norte comemora
O presidente da Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, destacou hoje a importância das estrelas Michelin conquistadas por cinco restaurantes do Norte do país para combater a sazonalidade.
“Estrelas Michelin trazem mais ativos, mais dinheiro e mais economia. Hoje mais de 20% dos turistas que chegam ao Porto e Norte de Portugal procuram a gastronomia e vinhos. É indiscutivelmente um produto estratégico de extrema importância para combater a sazonalidade e para aumentar a estada média do turista na Região”, declarou Melchior Moreira.
Criado no início do século XX para ajudar os viajantes nas suas deslocações, o Guia Michelin é hoje considerado uma referência mundial na qualificação de restaurantes. Portugal entrou no roteiro em 1910.