Da Redação com Lusa
Portugal, Brasil e Cabo Verde serão os países representados na 12.ª Conferência de Literatura em Língua Portuguesa, que decorrerá em 17 de novembro na Universidade de Massachusetts Boston (UMass Boston) subordinada ao tema “Interartes na Literatura Lusófona”.
Patrícia Portela (Portugal), João Nemi (Brasil) e Shauna Barbosa (Cabo Verde) são os escritores convidados, nesta conferência que tem como objetivo primordial “aproximar culturas, vozes e identidades em comum com a língua portuguesa”, segundo um comunicado enviado à Lusa por João Caixinha, coordenador do Ensino Português nos Estados Unidos da América (EUA).
“Todos os anos é lançado um tema comum aos países parceiros e amigos (Portugal, Brasil e Cabo Verde), para que cada escritor possa dar o seu testemunho pessoal e intimista sobre o mesmo. O que se espera é que cada autor possa fazer uma apresentação sobre este tema com base na sua obra e na sua bagagem pessoal e empírica, numa troca de ideias entre o público e o painel”, diz a nota.
Depois da fase de pandemia, esta conferência retorna ao modelo presencial, propondo-se a refletir sobre o que os autores produzem, pensam e como dão voz às suas palavras nestes três espaços da Lusofonia, diante da ideia de “Interartes” dentro do cânone literário.
A proposta passa ainda por ser um espaço para reflexão, discussão e intercâmbio, assim como uma oportunidade de se apresentar a produção literária lusófona a um público maior e interessado na troca de informação.
A conferência é gratuita e aberta ao público e promovida pelo Centro de Língua Portuguesa Camões/UMass Boston, em parceria com o Departamento de Estudos Ibero-Latino-Americanos da UMass Boston e os Consulados Gerais de Portugal, Brasil e Cabo Verde em Boston, nos EUA.