Da Redação
O Ministro português da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que Portugal vai aumentar a cooperação com os países africanos lusófonos na área da saúde, durante a sessão de abertura do encontro regional da Cimeira Mundial de Saúde, em Coimbra.
“Temos projetos de cooperação com Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e, naturalmente, dentro da capacidade que o País tem, faremos tudo para não apenas lhes dar, mas também para receber deles”, referiu.
O Ministro realçou que “a experiência destes países é muito enriquecedora do ponto de vista da saúde pública e das políticas de desenvolvimento local” e acrescentou que Portugal e os outros países que têm mais precisam contribuir.
“Temo-lo feito com África, a trabalhar em conjunto, porque a segurança e o bem-estar destes países e destas comunidades é também a segurança do mundo, que corre a várias velocidades”, disse.
Adalberto Campos Fernandes afirmou que a Cimeira Mundial de Saúde em Coimbra é muito importante e reconhece o trabalho de sucesso que tem estado a ser desenvolvido em Coimbra.
O encontro regional decorre até 20 de abril, conta com cerca de 700 peritos mundiais e tem como tema principal a saúde global dos países africanos.