Porto vence Estrela, mas seu 2º Tri-Campeonato está ameaçado pela Justiça Desportiva

Por Emídio Tavares Para o Mundo Lusíada Online

Estela Silva/LusaPortugal

João Abreu Miranda/LusaPortugal

FESTA AZUL E BRANCA >> O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, celebra a conquista do campeonato no fim do jogo de futebol da Super Liga contra o Estrela da Amadora, disputado no Estádio do Dragão, no Porto, 5 abril de 2008. A equipe portista sagrou-se campeã pela terceira vez consecutiva e conquistou o seu 23º título no campeonato português. AO LADO: Lucho Gonzalez (E) comemora com o Tarik Sektioui a vitória no fim da partida.

Jogando em casa e dependendo apenas de suas próprias forças para conquista por antecipação o título da superliga de 2007/2008; o time do Porto não mediu esforços para golear o E.Amadora por 6×0.

Com a vitória o time azul e branco chegou aos 63 pontos; e assim, faltando apenas 5 rodadas para o término da temporada, com apenas 15 pontos por disputar, nem Benfica nem V.Guimarães (segundo e terceiro colocados respectivamente), ambos com 45 pontos, poderão alcançar mais o time portista.

Este é o segundo tri-campeonato do Porto, em toda a sua história; e sua 23ª conquista da superliga, estando agora a 8 de igualar o recordista Benfica (com 31) e superando o Sporting em 5 (que conta com 18 conquistas da superliga).

Porém, caindo como uma bomba na sede portista, o Tribunal de Justiça Desportiva resolveu apurar os fatos que agora vão a julgamento pelo Tribunal de Instrução Criminal e já intimou Pinto da Costa e também o Futebol Clube do Porto a apresentarem suas defesas relativas aos casos reabertos pela justiça comum; sob pena para o clube que pode variar desde uma multa, até perda de seis pontos e em caso extremo, descida de divisão; o que por enquanto, impede uma comemoração efusiva de um legitimo tricampeonato azul e branco.

Já para Pinto da Costa a pena, em sendo aplicada, poderá variar de seis meses a dois anos de suspensão.

Na mesma toada entra o Boavista, que corre o risco de perder seis pontos ou até ser rebaixado, por escândalos na referida época, envolvendo manipulações de resultados; e seu então presidente,Valentin Loureiro, as mesmas punições as quais esta sujeito Pinto da Costa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *