Mundo Lusíada
Com agencias
O Porto foi eleito em 13 de fevereiro Melhor Destino Europeu 2014, entre outras 19 cidades a concurso, realizado no âmbito de uma competição destinada a escolher os melhores destinos na Europa. A eleição decorreu online durante as últimas três semanas, sendo que a cidade do Porto já tinha vencido este título em 2012.
De acordo com a Best European Destinations, o Porto venceu esta corrida com 14,8% dos votos. Zagreb, Viena, Nicósia, Budapeste, a Ilha da Madeira, Milão, Madrid, Berlim e Roma foram outras cidades que ficaram entre os dez melhores destinos.
As regras do concurso não permitiram que a cidade concorresse ao galardão em 2013 (os vencedores do ano anterior não podem voltar a concorrer no ano imediatamente a seguir), mas a Câmara, através do Departamento Municipal de Turismo, voltou a candidatar-se ao prêmio e tinha sido integrada no top 20 dos destinos a concurso.
A ação tem por objetivo o desenvolvimento e a promoção da cultura e do turismo europeus, da sua riqueza, diversidade e qualidade. No ano passado o título foi atribuído a Istambul, sendo que Lisboa recebeu este galardão em 2010.
A Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) considerou que a distinção da cidade do Porto como Melhor Destino Europeu de 2014 vai ajudar a ultrapassar a meta de mais 140 mil dormidas de estrangeiros.
Em 2012, a Câmara divulgou que o resultado mostra a excelência enquanto destino turístico, e o dinamismo deste setor que mais contribui para o crescimento do PIB nacional.
Lisboa: melhor cidade para viver, visitar e investir
Lisboa é a melhor cidade em Portugal para se viver, visitar e investir, de acordo com um ranking de cidades portuguesas, divulgado em 11 de fevereiro, elaborado tendo em conta três dimensões: Investimento, Turismo e Talento.
De acordo com o ranking, elaborado pela empresa de consultoria internacional Bloom Consulting, “Lisboa é um Município à parte dos restantes, pois ultrapassa-os tanto a nível regional como a nível nacional”.
O top 10 do ranking estão seis municípios situados nas áreas mais industrializadas de Portugal, Norte (Porto, Braga e Guimarães) e Grande Lisboa (Lisboa, Oeiras e Cascais), “onde a robustez e o ambiente negocial criam melhores oportunidades para os seus residentes”.
De acordo com o Bloom Consulting Country Brand Ranking, o Funchal, na Madeira, é a segunda melhor cidade portuguesa para visitar, e o Centro a região mais atraente para se viver. Na região Centro, Leiria é a melhor cidade para se viver, e a segunda a nível nacional.
O Algarve tem cinco municípios no top 10 da categoria Turismo, sendo Faro a cidade mais bem posicionada na região na combinação viver, visitar e investir.