Mundo Lusíada
Pela primeira vez, a cidade do Porto em Portugal foi eleita “Melhor Destino de Cidade do Mundo” nos World Travel Awards 2022, considerado o “Oscar” do turismo mundial.
Ainda pelo norte de Portugal, os Passadiços do Paiva também foram, uma vez mais, reconhecidos como a “Melhor Atração Turística de Aventura do Mundo”.
O Porto concorria com as cidades mexicanas de Acapulco, Cancún e Mazatlán; Bogotá, na Colômbia; Quito, no Equador; a sul-africana Cidade do Cabo; a queniana Nairobi; o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; as norte-americanas Las Vegas, Miami e Nova Iorque; Hanoi, (Vietname), Hong Kong (China), as australianas Melbourne e Sydney, além da neo-zelandesa Queenstown; Londres, Lyon, Marraquexe, e a cidade de Lisboa.
Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, foi mais um dia “que vai ficar na história da cidade do Porto, mas também de toda a região”.
“Este é um prêmio que nos deve encher a todos de orgulho. A marca Porto tem uma capacidade de atração incrível e com ela beneficia toda a região Norte. Tenho a certeza de que vamos todos ganhar muito com estas distinções” comentou.
“Sendo uma estreia importante para o Porto, não podia esquecer também o prêmio dos Passadiços do Paiva. Serem considerados, pela quinta vez consecutiva, a melhor atração turística de aventura do mundo diz muito sobre este fantástico projeto e é já um case study de sucesso, replicado internacionalmente”.
Ele ainda lembrou que várias instituições do Porto e Norte já tinham sido galardoadas na edição europeia. “Agora, termos dois vencedores na edição mundial é a cereja no topo do bolo”, concluiu Luís Pedro Martins.
Em outubro, na edição europeia, o Porto foi considerado “Europe’s Leading City Destination”, os Passadiços do Paiva conquistaram as categorias “Europe’s Leading Tourist Attraction” e “Europe’s Leading Adventure Tourist Attraction” e o Vila Galé Collection Braga levou a melhor como “Europe’s Leading Landmark Hotel”.
Os World Travel Awards, fundados em 1993, são um dos mais prestigiados prêmios internacionais na área do turismo, distinguindo, entre outros, cidades, regiões, países, hotéis e resorts. Constituem um dos principais galardões nos diferentes setores que constam de listas restritas e são atribuídos depois da votação online do público e de profissionais do turismo.
Madeira novamente melhor destino insular
Pelo oitavo ano consecutivo, a Ilha da Madeira foi reconhecida com o título de ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ pelos World Travel Awards, os mais importantes prêmios da indústria do turismo.
Neste ano, a Madeira concorreu ao prêmio com outros 22 destinos de todos os continentes: Aitutaki (Ilhas Cook), Bali (Indonésia), Barbados, Bora Bora (Polinésia Francesa), Cayo Ambergris (Belize), Cozumel (México), Creta (Grécia), Fiji (Oceano Pacífico), Havaí (EUA), Ilha Mulheres (México), Ilha Holbok (México), Ilhas Turcas e Caicos (Caraíbas), Jamaica, Maldivas (Oceano Índico), Mallorca (Espanha), Maurício (Oceano Índico), Santa Lúcia (Caraíbas), Sardenha (Itália), Seychelles (Oceano Índico), Siargao (Filipinas), Sicília (Itália) e Zanzibar (Tanzânia).
De acordo com o Secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, o prêmio é um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos os profissionais do setor de turismo madeirense e reforça o posicionamento internacional do destino.
A Madeira foi premiada como ‘Melhor Destino Insular do Mundo’ em 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e agora em 2022. Além disso, ganhou também o prêmio de ‘Melhor Destino Insular na Europa’ nos anos de 2013, 2014, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021, tendo concorrido nesta categoria ao lado de destinos turísticos como as Canárias, Baleares, Sardenha, Malta, Chipre, entre outros.
A Madeira situada em meio à imensidão do Oceano Atlântico, de origem vulcânica, tem localização privilegiada e proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas.