Mundo Lusíada
Com Lusa
A cidade de Ponta Delgada, nos Açores, revive a partir de 11 de julho as Festas do Espírito Santo, que juntam milhares de pessoas e que este ano reforçam o sentido de solidariedade e partilha distribuindo refeições por 13.000 pessoas.
As Festas do Espírito Santo são anualmente celebradas em todas as freguesias dos Açores e comunidades de emigrantes entre a Páscoa e o verão.
No caso da maior cidade dos Açores, os festejos, que decorrem de quinta a domingo, foram retomados pelo município há uma década, realizando-se este ano a X edição das Festas do Divino Espírito Santo.
A autarquia anunciou que “vai reforçar com mais alimentos, designadamente com carne, os cabazes das pensões que serão distribuídos.
Além deste “reforço”, o município “vai aumentar, ainda, este sentido de solidariedade e de partilha que marca as festividades em honra do Divino Espírito Santo alargando as instituições e associações que apoiam os mais carenciados as pensões [refeições] de carne, massa, pão e refrigerantes”.
Assim, este ano, passam de pouco mais de trinta para 43 as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que serão apoiadas nas festas, de acordo com a Câmara.
O programa da X edição as festas conta com 32 eventos, iniciando-se com uma conferência sobre “o Espírito Santo na Tradição Popular”, por António Barbosa de Melo, antigo presidente da Assembleia da República.
A Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo acontece na sexta-feira, enquanto que no sábado o programa integra a distribuição das pensões, a partilha das tradicionais sopas do Espirito Santo, a cerca de 13.000 pessoas e o Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho.
A Missa da Coroação, presidida pelo bispo de Angra, o Bodo de Leite e a Grande Coroação dos Impérios do concelho, que percorrerá as ruas da cidade são outros momentos tradicionais das festas que terão lugar no domingo.
Este ano, participam no desfile etnográfico meia centena de carros de bois, três dezenas de carros alegóricos e cerca de duas dezenas de grupos de folias e folclore. A procissão da Coroação, no domingo, vai integrar cerca de 100 coroas, 100 bandeiras e 12 filarmônicas.
O programa integra ainda, entre outras iniciativas, um concurso de massa sovada (pão doce), um mercado de artesanato dos Centros de Convívio de Idosos do Concelho, concertos com orquestras, bandas de Ponta Delgada e grupos musicais, uma exposição fotográfica, além de atuações de folclore.
Para o presidente da autarquia, José Manuel Bolieiro, as Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada “são já uma das melhores expressões” da “identidade cultural e social dos Açores e do concelho através de todas as mordomias” e um cartaz turístico.