Sindicato suspense greve nos Consulados e diz que governo “assume compromissos”

Mundo Lusíada

Neste 03 de dezembro, o Sindicato dos Trabalhadores Consulares, das Missões Diplomáticas e dos Serviços Centrais do Ministério dos Negócios Estrangeiros (STCDE) divulgou nota informando que o governo português respondeu e “assume compromissos”, e diante disso, suspendeu a greve marcada para começar nesta segunda-feira, 5.

“Tendo o Governo feito chegar ao STCDE elementos concretos e decisivos quanto à validação das propostas assim como o calendário negocial e a publicação dos textos negociados e consensualizados, estão reunidas as condições para uma negociação séria e contínua, que arranca já na próxima segunda-feira, dia 5 de dezembro” informa a nota do Sindicato.

A greve marcada pelo sindicato dos trabalhadores nos postos consulares, embaixadas, missões diplomáticas e centros culturais de Portugal no estrangeiro seria de seis semanas, com início em 05 de dezembro, e ameaçava causar “o caos” nestes serviços, diante da “inércia” do governo em resolver os problemas, como novas tabelas salariais aplicáveis a todos os trabalhadores e acordos que foram feitos e não concretizados, em várias matérias.

Agora foi decidida pela “suspensão imediata da greve inicialmente programada a partir de segunda-feira, dia 5 de dezembro de 2022”.

“Resta-nos agradecer a todos a mobilização em torno da defesa dos nossos direitos, certos de que esta mobilização foi um elemento essencial para a tomada de consciência dos responsáveis políticos da urgência que a nossa
situação reveste. É um marco na nossa história sindical, sendo importante que o diálogo tenha prevalecido quando estão em causa matérias tão flagrantes e chocantes” finaliza o STCDE.

Ainda nesta sexta-feira, dia 02, o sindicato mantinha a greve. “Não tendo havido evolução na resposta do governo ao STCDE após o envio do aviso prévio de greve, mas unicamente indicação em como os responsáveis políticos do MNE estão a trabalhar junto das Finanças para ultrapassar o impasse, só nos resta constatar hoje que a nossa situação continua a não ser uma questão prioritária que mereça o devido tratamento” trazia informação do último boletim sindical.

Mas a nota deste sábado cancelou a greve diante das negociações com o governo. As reivindicações dos trabalhadores são antigas, como a questão das tabelas salariais e a necessária correção salarial para os trabalhadores no Brasil.

Os trabalhadores consulares portugueses no Brasil, que viram a sua remuneração diminuir muito por estar fixada em reais, receberam a promessa do governo português de uma atualização salarial extraordinária, e no futuro uma tabela salarial em euros, após reunião com representantes do Sindicato em Lisboa no mês de setembro, mas na prática ainda nada mudou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *