No Brasil, Marcelo Rebelo recusa comentar política interna e elogia organização dos Jogos

PresidenteMarcelo_Rio2016

Mundo Lusíada
Com Lusa

O Presidente português recusou fazer juízos sobre a política interna do Brasil, sublinhando desejar que o país seja “feliz na sua democracia” e elogiando a organização dos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro2016.

Marcelo Rebelo de Sousa será recebido pelo presidente interino do Brasil, Michel Temer, juntamente com todos os outros chefes de Estado que se encontram no Rio de Janeiro para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, numa recepção no Palácio do Itamaracy, na sexta-feira.

“O chefe de Estado português não formula juízo sobre a política interna de outros Estados, menos ainda de um Estado irmão, aquilo que permanentemente deseja é que esse Estado irmão seja feliz na sua democracia, como Portugal quer ser feliz na sua democracia”, declarou o Presidente quando questionado sobre o momento político brasileiro.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no Rio de Janeiro, a bordo do navio-escola Sagres, após a cerimónia de entrega da bandeira nacional ao atleta João Rodrigues, o porta-estandarte na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Interrogado sobre se evitou encontros políticos nesta viagem, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou: “um chefe de Estado estrangeiro deve evitar envolver-se na política interna de outro Estado e, nesse sentido, deve contribuir para aquilo que é fundamental – criar proximidade entre as nações”.

O Presidente da República fez muitos elogios à organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro2016 e sublinhou que, “neste momento, a relação entre Brasil e Portugal não podia ser melhor”.

“Ao longo dos anos, da democracia portuguesa e da democracia brasileira, foi possível estreitar laços. Recordo pessoalmente ter vindo como professor de Direito discutir a Constituição democrática portuguesa de 1976 quando o Brasil preparava a sua Constituição democrática de 1988”, declarou.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que “o desempenho do Brasil tem sido excepcional na organização e no acolhimento destas olimpíadas”. “O Brasil superou as expectativas, ultrapassou as dúvidas e está acolher delegações de todo o mundo e a transformar estas olimpíadas num momento único, num momento inesquecível”, frisou.

O Presidente defendeu que, independentemente das medalhas que os dois países possam ganhar, há “uma realidade que será sempre vencedora — ter sido possível ter os primeiros jogos olímpicos num estado falando a língua portuguesa”.

“Ser este Estado, o Brasil, que é já uma potência mundial, é um motivo de alegria, de orgulho, para nós portugueses e tenho a certeza de que para todos os que integram a comunidade falante do Português”, defendeu.

Marcelo Rebelo de Sousa, inicia na quarta-feira uma visita de seis dias ao Brasil, onde assiste à abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, deslocando-se também a São Paulo e ao Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *