Ministra brasileira encerra missão em Portugal com assinatura de memorando de entendimento

Mundo Lusíada

 

Encerrando uma missão em Portugal, a ministra Anielle Franco, que liderou a agenda do Ministério da Igualdade Racial do Brasil, fortaleceu na quarta-feira (26), os laços de cooperação internacional e bilateral entre os dois países.

Na principal agenda da sua visita, foi celebrado o memorando de entendimento entre MIR e o Observatório do Racismo e Xenofobia em Portugal. A iniciativa prevê a troca de boas práticas entre Brasil e Portugal, assim como, o compromisso conjunto com a produção de dados para elaboração de políticas públicas de combate ao racismo.

“Este acordo é um potente instrumento na luta contra o racismo, xenofobia e outras discriminações. Com esta assinatura, oficializamos a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de ações conjuntas que irão beneficiar a população brasileira, principalmente aqueles que residem em Portugal”, afirma a ministra Anielle.

A ministra Anielle Franco participou também do painel “ESG e Sustentabilidade Corporativa” no XII Fórum Jurídico de Lisboa e destacou a dimensão social do Ministério da Igualdade Racial no que se refere a promoção da igualdade racial, diversidade e inclusão, como compromissos orientadores para que as organizações públicas e privadas se aproximem da equidade e da justiça social.

A ministra realizou ainda uma visita à exposição “Do Jardim, um Oceano” da artista brasileira Panmela Castro, que exibe 16 obras que apresentam o Brasil como o principal destino de homens e mulheres negras que fundaram o maior processo de deslocamento forçado já experienciado pela humanidade: a diáspora africana.

No primeiro dia de compromissos no país (25), a ministra foi recebida pelo embaixador do Brasil, Raimundo Carneiro, para apresentar as políticas públicas de promoção da igualdade racial desenvolvidas pelo Ministério e construir medidas para erradicar os casos de racismo e xenofobia sofridos por brasileira e brasileiros residentes no país europeu.

A missão institucional contemplou ainda, uma agenda bilateral com a Ministra da Juventude e Modernização de Portugal, Margarida Balseiro Lopes, com o objetivo de apresentar e discutir os eixos de atuação política do Plano Juventude Negra Viva com vistas a criar conexões com o programa “Tens Futuro em Portugal”, recém-lançado e que tem foco na juventude portuguesa.

Anielle Franco destaca que o principal objetivo da agenda é estreitar os laços entre os países e impulsionar parcerias futuras para que MIR e o ministério português possam trabalhar juntos.

“Vamos avançar no fortalecimento dos vínculos entre as nações e a institucionalização de políticas públicas de igualdade racial e juventude para brasileiros e portugueses, como estratégia de melhora nos indicadores sociais, políticos e econômicos do nosso país”, ressalta.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: