Da Redação
O governador do estado de Goiás, Marconi Perillo afirmou em 1º de abril, que o principal objetivo da missão oficial que fará a Portugal na semana que vem é inserir Goiás no roteiro dos novos investimentos do país europeu no Brasil. A declaração foi dada durante entrevista coletiva concedida à imprensa, durante visita ao torneio internacional de futebol infantil GO Cup, realizado em Aparecida de Goiânia.
Marconi recebeu ontem o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Telles, em 31 de março durante almoço no Palácio das Esmeraldas, para acertar os últimos detalhes da agenda da missão oficial. Participaram da reunião o chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro, e o superintendente-executivo de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, William O’Dwyer.
“O objetivo (da missão oficial) é levar informações sobre Goiás, buscar investidores novos, apoiar o incremento das nossas importações, conhecer também importadores que queiram transacionar com Goiás. Acho que essa será uma boa oportunidade de apresentarmos o nosso Estado e as nossas potencialidades lá fora”, disse o governador.
Marconi disse ainda que recebeu convite do vice-primeiro-ministro de Portugal, Paulo Portas, para discutir parcerias. “Ele quer uma relação nova com os Estados que antes não tinham uma força muito grande na transação comercial com Portugal”, explicou, informando que também participará de seminário na Universidade de Lisboa agendado pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. “Em todas as oportunidades nós vamos falar dos potenciais de Goiás e buscar atrair investidores para cá”, ressaltou Marconi.
Turismo: Projeção internacional
Este ano, a Goiás Turismo participou de duas feiras internacionais do setor, em Lisboa (Portugal) e Berlim (Alemanha). De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, os produtos turísticos que Goiás apresentou tiveram uma grande receptividade pelas operadoras de viagem que trabalham os destinos brasileiros. “Os produtos de Goiás tiveram uma ótima recepção nas feiras internacionais de turismo, principalmente o ecoturismo e as cidades histórias, como Pirenópolis e Goiás. O município de Alto Paraíso, com a Chapada dos Veadeiros, despertou uma atenção muito grande. E as águas quentes de Caldas Novas caíram nas graças dos europeus.”
O presidente da Goiás Turismo antecipou que Goiás está desenvolvendo parcerias com a TAP, operadora de viagens aéreas de Portugal, e com a Air France, da França. “Nós vamos promover famtour trazendo operadores da Europa para conhecer os produtos turísticos de Goiás e também jornalistas, no intuito de conquistar matérias sobre nosso Estado.”