Cidade brasileira de Extremoz, e portuguesa Estremoz, assinam protocolo de geminação

Mundo Lusíada

 

Histórias e vocações semelhantes fizeram com que Extremoz, no Rio Grande do Norte e, Estremoz, em Portugal, tornassem-se cidades-irmãs oficialmente, nesta segunda-feira, 24 de junho, com a assinatura do termo de geminação.

O evento aconteceu no Consulado de Portugal em Natal, no bairro da Ribeira e contou com a presença da Prefeita de Extremoz, Jussara Sales, do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Ramos Faro, do cônsul honorário Francisco José Pereira Falcão Lamy, do vice-cônsul de Portugal em Recife, Francisco Azevedo, da secretária de Turismo do RN, Solange Portela, do comandante do 3º Distrito Naval, do Almirante Reis Leite, do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, do secretário Municipal de Turismo de Extremoz, Rogerinho Pessoa, além de convidados.

A geminação tem intuito de fortalecer os laços culturais, econômicos e sociais entre Extremoz e Estremoz e visa promover a cooperação em áreas diversas, como turismo, educação, cultura e desenvolvimento sustentável. Este acordo é fruto de esforços contínuos para criar pontes entre Brasil e Portugal, fomentando o intercâmbio de conhecimentos e experiências que possam enriquecer a vida das comunidades, segundo a prefeitura de Extremoz.

“É uma relação imune às conjunturas, muito importante e benéfica para ambas as partes”, destaca. “Esse acordo compõe uma relação ainda maior, que é a relação entre nossos países”, disse o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Felipe Faro.

Para a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, o acordo consagra o esforço de resgatar a história que une as duas cidades. “Este dia se torna mais uma data memorável para o povo extremozense. É um marco para as atuais e futuras gerações de nossos municípios”, ressaltou Jussara Sales.

“São municípios que têm afinidade e ligação histórica e, agora, firmam uma parceria para fazer mais e melhor”, aponta. “Através dessa irmandade, as cidades poderão aproximar a economia, a cultura e o turismo, fazendo melhor por suas populações”, avaliou o presidente da FIERN, Roberto Zerquiz.

A Câmara do Município de Estremoz se reuniu para participar do evento por videoconferência e aprovar o termo de cooperação de geminação. O presidente da Casa, José Daniel Sádio, enalteceu o orgulho e felicidade de firmar a parceria com os irmãos potiguares. “Esse acordo vai somar muito para a relação entre as cidades, com iniciativas na economia, na cultura e no turismo”, comentou.

Segundo a Câmara Municipal de Estremoz, o protocolo constitui uma aliança estratégica entre as duas cidades, que visa estabelecer laços permanentes de fraternidade, amizade, conhecimento, troca de experiências e cooperação mútua, nas áreas de Tecnologia, Inovação, Governança, Desenvolvimento Económico, Educação, Ação Social, Saúde, Cultura, Turismo e outras áreas onde exista possibilidade de integração dos Municípios.

Foi assumido o compromisso formal de manter os laços permanentes entre Extremoz e Estremoz, com vista ao diálogo, intercâmbio de experiências e implementação de ações conjuntas susceptíveis de se enriquecerem mutuamente em todos os domínios.

“Este protocolo de intenções tem um enorme potencial e é motivo de grande orgulho e satisfação para Estremoz e Extremoz”.

Em Portugal, a assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Estremoz, Ricardo Catarino, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Sónia Caldeira, do Vereador Luís Pardal e dos Chefes de Divisão do Município de Estremoz.

Participaram ainda da cerimônia no Brasil o vice-prefeito de Extremoz, Izidoro Filho, do vereador Anderson Barbosa e de Alison Lobato, assessor do deputado Federal, General Girão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: