Mundo Lusíada
No último 26 de agosto, foi firmado um convênio entre o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira) e o IPP (Instituto Politécnico do Porto) autorizando o uso da nota do Enem para ingressar na instituição.
A utilização do exame é adquirida pela quinta universidade portuguesa, ampliando a sua participação no ensino superior em Portugal. Segundo o vice-presidente do instituto, Carlos Ramos, já existem aproximadamente 300 brasileiros matriculados.
Os interessados em participar da seleção devem acessar o site oficial do IPP. Por fazer parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), os estudantes brasileiros poderão obter desconto na taxa anual cobrada, pagando de 1.550 a 2.250 euros, conforme o curso escolhido.
As primeiras universidades a firmarem o acordo com o Inep foram Coimbra e Algarve, ainda em 2014. A partir de 2015, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) também aderiram ao Enem em seu processo seletivo e por último, foi o do Porto.
Neste ano, as provas do Enem ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro. Além de ser usada em algumas instituições portuguesas, a nota obtida no exame também serve para participar de programas como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Ciências sem Fronteiras.
Segundo o vice-presidente do IPP, Carlos Ramos, a parceria com o Inep contribuirá para tornar a comunidade brasileira a mais numerosa entre os alunos estrangeiros do instituto.
O processo seletivo para o ingresso, a partir de setembro próximo, está aberto. Com unidades nas cidades do Porto, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Felgueiras, o IPP conta com uma comunidade acadêmica de mais de 18,5 mil estudantes. Nessas unidades são ministrados cursos superiores nas áreas do conhecimento de engenharia, contabilidade e administração, gerenciamento, turismo e hospedagem, estudos industriais, tecnologia, educação, música e artes performáticas e ciências da saúde.