Pianista português traz projeto inédito ao Rio interagindo com público

Da Redação

PalacioSClemente_RJ
O evento terá lugar no Palácio São Clemente. Foto Igor Lopes

O Consulado de Portugal no Rio de Janeiro e o Arte Institute, com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, apresenta o concerto do pianista Renato Diz – “I Will Play Your Soul”, no Rio de Janeiro. O evento terá lugar no Palácio São Clemente, no dia 10 Novembro, às 20 horas.

“I Will Play Your Soul” é um projeto concebido por Renato Diz, que pretende uma interação ativa com o público como um processo criativo da sua participação: o espectador é convidado a escrever uma palavra, desenhar uma imagem, fazer um origami, resolver um problema de matemática (ou qualquer coisa que ele/ela queira) num pedaço de papel, em resposta, Diz usará esses papéis como uma partitura para o piano, para reproduzir / desvendar os sonhos, desejos, expectativas medos do espectador. Renato Diz é um pianista português, compositor, improvisador, e professor com residência em Nova Iorque.

Em Maio deste ano, este seu projeto “I Will Play Your Soul” foi selecionado para ser apresentado no “Ideas Festival” do New Museum em Nova Iorque. O evento contará ainda com o lançamento do livro “Rio Mar Lisboa Rio” da editora Barléu.

Nascido no Porto, Renato estudou exclusivamente piano clássico, nos primeiros 12 anos da sua vida, sob a supervisão de Rui Pintão. Num encontro casual de jazz aos 16 anos de idade, com o pianista de jazz e compositor Carlos Azevedo, mudou a sua vida, e naquela noite decidiu que queria ser artista! Tornou-se o primeiro (e único) estudante privado de Carlos Azevedo e ganhou uma das duas vagas abertas num programa de jazz líder em Portugal e Espanha, para um grau de bacharel em desempenho jazz. Seus principais instrutores foram Michael Lauren, Abe Rábade em jazz, Sofia Lourenço e também Mário Laginha.

Em 2011, Renato mudou-se para Nova Iorque para seguir um curso de mestre em jazz na Universidade de Nova York. Os seus principais instrutores são aclamados artistas internacionais de jazz como Ralph Alessi, Jean-Michel PILC, Tony Moreno e Andy Milne, e Marilyn Nonken.

Renato encontra inspiração em muitas formas de arte – Arte de compor, de tocar e de gravar pós-moderno, experimental, novo jazz, pop, heavy metal, e música do mundo. A sua música ultrapassa o estilo musical para interagir com o público e com o som, que é o significado da sua mensagem universal.
Renato Diz já soma um total de 20 álbuns entre a sua própria música e projetos colaborativos que, para citar alguns, vão desde a música nova ao jazz, heavy metal, mundo, clássico, afro, experimental e avant-garde.

Serviço
Concerto do pianista Renato Diz – “I Will Play Your Soul”
Palácio São Clemente / 10 Novembro às 20h
Rua de São Clemente 424, Botafogo, Rio de Janeiro
Entrada Livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *