30/OUT/2007
“Volta Figo”
Da Redação Mundo Lusíada
Arquivo:Tiago Petinga./Lusa
Foi lançado recentemente na internet uma petição apoiando o regresso do jogador Luís Figo à Seleção Nacional Portuguesa. Com mais de mil assinaturas, lançada por Jorge Caldeira (de Cascais, Lisboa), a petição online “Volta Figo” pretende reunir as comunidades portuguesas em diversos países no mesmo propósito, participando desta iniciativa que já foi divulgada em alguns jornais diários de Portugal. “Pretendo que também a importante comunidade Portuguesa residente no Brasil a qual tem muito carinho por Luis Figo tenha conhecimento e possa participar o mais rápido possível desta iniciativa” traz Caldeira em sua mensagem endereçada ao Mundo Lusíada.
Há mais de um ano, Figo anunciou a sua retirada da Seleção após uma atuação elogiada no Mundial de 2006 na Alemanha. Visto como um dos melhores jogadores que Portugal já teve, ele continua jogando atualmente no Inter de Milão, da Itália. O craque, que já anunciou sua saída da Inter de Milão ao final desta temporada, em entrevista coletiva levantou a possibilidade de atuar pelo Los Angeles Galaxy, ao lado de Abel Xavier e Beckham, no próximo ano. “Luis Figo sempre representou a excelência do futebol em todos os clubes onde jogou e muito em particular na Seleção Nacional, sendo em minha opinião o símbolo máximo do futebol português nas duas últimas décadas como jogador e como pessoa” defende Caldeira.
De acordo com ele, a petição pretende apelar ao jogador para que reconsidere a sua decisão e possa retornar a jogar pela seleção, com o apoio do técnico Luiz Felipe Scolari, quem “acredito profundamente e que certamente também gostaria de poder contar novamente com Figo”, defendendo Portugal no próximo Europeu de Futebol de 2008. “Estou certo que tomar a decisão de voltar não será fácil para Luis Figo, por ser uma pessoa de grande caráter e de convicções, mas estou confiante que com inteligência Luis Figo saberá dar uma grande alegria a todos os Portugueses que comigo participarem nesta petição on-line”.
Sobre os possíveis desacordos sobre a petição, referindo-se as pessoas que concordam com a renovação de jogadores, dando lugar aos mais novos, Caldeira diz: “Concordando que a renovação é de fato necessária, a qual já vem sendo efetivamente processada nos últimos anos por Luiz Felipe Scolari, não será menos verdade que não deve haver complexos por parte de nenhum português em desejar o regresso de um jogador como Figo no caso de este se mostrar novamente disponível para ajudar a Seleção uma última vez na sua jornada rumo ao Euro 2008”.
Durante o Mundial de Futebol de 2006, o português Jorge Caldeira foi quem adquiriu a “Bola Solidária” autografada pela Seleção Nacional de Futebol num leilão beneficente para ajudar crianças com câncer. Agora, ele inicia uma petição online ansiando pelo “regresso imediato” de Luís Figo à seleção portuguesa. Para participar da petição, acesse o site http://www.ipetitions.com/petition/voltafigo.