Pesquisador de Coimbra ajuda computadores a entender a Língua Portuguesa e ganha prêmio internacional

O projeto venceu competição internacional e a entrega acontece na Universidade de São Carlos.

 

Da Redação

WordNet – uma espécie de dicionário próprio para ser utilizado por computadores – desenvolvida pelo pesquisador Hugo Gonçalo Oliveira, da Universidade de Coimbra (UC), acaba de vencer o prêmio de Melhor Tese de Doutoramento numa competição internacional.

Na prática, o trabalho premiado pela PROPOR 2014, o principal evento internacional na área do processamento computacional da língua portuguesa, permite que os computadores entendam mais de português. Isto porque para os computadores perceberem a língua dos humanos, são necessárias várias ferramentas complexas que os “ensinem”.

Uma dessas ferramentas é precisamente a WordNet, “uma base de dados lexical que organiza as palavras de acordo com os seus possíveis sentidos e que estão para as máquinas como os dicionários estão para os seres humanos. Serve para o computador compreender o que está escrito, no caso em português”, esclarece o autor, Hugo Gonçalo Oliveira.

Para a língua portuguesa, “as wordnets existentes têm limitações ao nível da disponibilidade, método de construção e cobertura. O Onto.PT (nome atribuído à ferramenta) procurou ultrapassar essas limitações através da criação gratuita (http://ontopt.dei.uc.pt), de grandes dimensões e gerada de forma automática, para assim ultrapassar o tempo necessário para uma construção manual”, explica.

Recorrendo a esta ferramenta e a outras desenvolvidas, entre 20188 e 2013, no âmbito deste projeto orientado pelo investigador Paulo Gomes, os computadores poderão compreender melhor a língua portuguesa, o que poderá ter impacto no desenvolvimento de melhores sistemas de pesquisa inteligente, de ajuda à escrita, ou de tradução automática, entre outros, segundo o também docente do Departamento de Engenharia Informática da faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A 11ª International Conference on Computational Processing of Portuguese (PROPOR 2014), irá decorrer na Universidade de São Carlos, São Paulo, entre os dias 6 e 8 do próximo mês de Outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *