Por Emídio Tavares
Embora punido com mil euros de multa e um mês de suspensão, pela FPF, por injúrias ao presidente da Comissão Antidopagem; esta mesma Federação absolveu Carlos Queiroz da acusação de perturbação ao trabalho da referida comissão; o que foi suficiente para que o Instituto do Desporto de Portugal (que é um órgão do governo, e subalterno ao Secretario de Estado do Desporto) se reunisse e aplicasse sua punição ao treinador, suspendendo-o por 6 meses do exercício de suas atividades, pela acusação de perturbação ao controle antidopagem, com ofensas morais e atos intimidatórios ao trabalho da comissão (o depoimento dos médicos da seleção portuguesa confirmando todas as acusações feitas ao treinador embasou e fundamentou a punição).
No despacho da punição, o Instituto alerta que a pena mínima seria de 2 anos, mas foi abrandada por alguns atenuantes (como o fato do controle antidopagem ter sido realizado, apesar do ocorrido, e com a colaboração dos jogadores; o fato do treinador nunca ter sido punido por obstrução ao serviço da comissão antidopagem; e os seus serviços prestados ao futebol, ao longo de sua carreira, tanto a nível profissional quanto a nível das categorias de base). Além disso, a Comissão fez questão de registrar seu repúdio ao fato da FPF ter absolvido Queiroz na acusação de perturbação, alegando que o uso de palavras de baixo calão (proferidas pelo treinador) são comuns no meio futebolístico.
Desta forma, Queiroz está fora dos jogos frente ao Chipre (3 de Setembro), Noruega (7 de Setembro), Dinamarca (8 de Outubro) e Islândia (12 de Outubro); e devido à lei vigente, só poderá recorrer ao TAS (Tribunal Arbitral do Desporto), com sede na Suíça. Seus advogados já entraram com recurso no TAS, pedindo inclusive a suspensão imediata de sua punição ate julgamento do caso; e ponderam até recorrer à FIFA. Já Queiroz resolveu vir a público e criticar o governo, através do Secretario de Esportes de Portugal, Laurentino Dias, a quem imputa esta punição e uma perseguição infundada. Por sua vez, Laurentino pede à federação que tome decisões urgentes pelo bem do futebol português.
Para recordar, a 16 de maio deste ano, por volta das 7:30h da manhã, quando os jogadores ainda dormiam e Queiroz tomava seu café da manha, no estagio realizado na Covilhã visando a Copa da África, uma delegação da Comissão Antidopagem fez visita surpresa ao selecionado, informando que iria realizar exames de controle em alguns atletas; o que então foi passado pelo médico da seleção ao treinador, que de imediato solicitou ao mesmo que tentasse fazê-los aguardar por mais uma hora, a fim de permitir um pouco mais de descanso aos atletas. Como o médico disse que os membros da comissão estavam irredutíveis, Queiroz dirigiu-se ao hall de entrada do Hotel, porém pouco podendo fazer, pois os referidos membros já se dirigiam aos quartos. Isto fez com que o treinador se insurgisse contra a comissão, ofendendo o seu presidente, Luis Horta, e até demais membros, inclusive com pesadas palavras de baixo calão. Posteriormente, a comissão antidopagem relatou que a ira de Queiroz e a forma como os recebeu, fez com que alguns parâmetros da inspeção não fossem realizados por completo como deveriam.
Paralelamente a tudo isso, o jornal Diário de Noticias publicou nota esta semana afirmando que a FPF poderá entrar com um pedido de indenização a Carlos Queiroz, no valor de 3,5 milhões de euros, por não cumprimento do contrato devido à punição que lhe foi imposta.
Interino de Queiroz convoca Seleção para jogos pelas Eliminatórias da Euro 2012Agostinho Oliveira, adjunto, e agora técnico interino durante o período de suspensão de Carlos Queiroz, divulgou no domingo passado a lista dos convocados para as primeiras partidas pelas eliminatórias da Euro 2012, contra Chipre (sexta, dia 3 de setembro, em Guimarães); e Noruega (terça, dia 7, na Noruega).
São 20 nomes e mais três que ainda poderão ser chamados a posteriore, caso seja necessário (conforme nova determinação da FIFA). De surpresas, as estréias de 2 jogadores Silvio (Braga) e Nuno Andre Coelho (Sporting); e as voltas de João Moutinho, Varela e Manuel Fernandes.
A última hora Cristiano Ronaldo, que fazia parte da lista convocatória, foi cortado devido a uma lesão sofrida, na partida frente ao Malorca, em seu pé direito; que o afastara por aproximadamente 20 dias dos gramados. Para o seu lugar foi efetivada a chamada de Quaresma. Varela, do Porto, é outro que acabou cortado por contusão; sendo chamado para seu lugar o atacante Djalo, do Sporting.
Lembrando que Portugal integra o Grupo H das eliminatórias para a Eurocopa 2012; ao lado de Dinamarca, Chipre, Noruega e Islândia. Eis a lista completa, ainda com os cortados:
Goleiros: Eduardo (Génova) e Beto (Porto)
Defesas: Rolando (Porto), Miguel (Valência), Ricardo Carvalho (Real Madrid), Bruno Alves (Zenit), Nuno André Coelho (Sporting), Fábio Coentrão (Benfica) e Sílvio (Braga)
Meio-campistas: Miguel Veloso (Génova), João Moutinho (Porto) Manuel Fernandes (Valência), Raul Meireles (Liverpool) e Tiago (At. Madrid)
Atacantes: Varela (Porto), Danny (Zenit), Liedson (Sporting), Nani (Manchester United) e Hugo Almeida (Werder Bremen) e Cristiano Ronaldo(Real Madrid)
De sobreaviso: Rui Patrício (integra também a convocatória da Seleção Sub-21-Sporting), Paulo Machado (Toulouse) e Ricardo Quaresma (Besiktas).