Da Redação
Com Lusa
O músico português Pedro Abrunhosa, com o álbum “Contramão”, é o vencedor do Prémio Pedro Osório, atribuído pelo terceiro ano, pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), divulgado em 12 de fevereiro.
“O prêmio foi atribuído por unanimidade por um júri constituído pelos membros dos corpos sociais da SPA, tendo em conta a qualidade da obra editada em finais de 2013 e também o percurso de Pedro Abrunhosa, como criador e intérprete”, afirma a cooperativa de autores em comunicado.
Em dezembro passado, quando foi editado o CD, Pedro Abrunhosa afirmou à Lusa que este era o resultado de uma nova “observação da realidade”: “Sou movido pela realidade. O fio condutor é a autoralidade, essa cúpula sob a qual tudo brota”.
Gravado no Porto com a banda Comité Caviar, o disco contou com as participações do fadista Camané, do cantor catalão Duquende, do Saint Dominic Choir e do Quarteto de Cordas de Matosinhos.
O CD é constituído por canções feitas com “muita dedicação, pouca inspiração e uma observação da realidade” portuguesa, como a emigração e a crise, disse à agência Lusa.
“Contramão” é o sétimo álbum de originais do músico de 52 anos, a celebrar 20 anos da edição do álbum de estreia, “Viagens”, um dos de maior sucesso da sua carreira.
O prêmio, com o valor pecuniário de dois mil euros, é entregue ao músico no dia 26 de fevereiro, às 18:30, no auditório Frederico de Freitas, na sede da SPA, em Lisboa.
O Prêmio Pedro Osório foi instituído em homenagem ao compositor falecido em janeiro de 2012, tendo, nas duas edições anteriores, distinguido os músicos Jorge Palma e Rão Kyao.