Por Adriano Augusto da Costa Filho
Tanto no Brasil e como em Portugal, o “pedágio” e a “portagem” são uma forma de cobrança a veículos que adentram Municípios ou Cidades.
No Brasil com o nome de “pedágio” nome copiado do francês e “portagem” em Portugal, do português representando a “porta de entrada” nas aldeias, distritos, cidades ou vilas.
Tudo começou na época imperial do Brasil, para a passagem de veículos nas estradas e também pelo montante de mercadorias que os veículos transportavam para adentrar aos municípios ou cidades e na cobrança dos registros mercantis.
Tudo assim, tanto no Brasil como em Portugal, tornou-se uma forma inicial de cobrança de impostos, visto que, a passagem dos veículos poderiam ou podem estar transportando mercadorias que não tinham sido cobrado impostos em sua origem.
Geralmente no Brasil, as estradas principais contém pedágios, no entanto, em Portugal as portagens são cobradas nas entradas das cidades, vilas ou distritos.
Para facilitar no Brasil o pedágio pode ser pago nas próprias estradas ou por intermédio de sistema de pagamento eletrônico e no sistema do “SEM PARAR” sendo clicado para o débito pela internet da conta do cidadão do veículo.
A palavra pedágio, segundo informantes, é de linhagem francesa, porém, outros informantes a palavra pedágio é de linhagem italiana.
Portanto no Brasil, pedágio representa a passagem do veículo nas estradas e sua permissão ao passo que em Portugal uma “porta de passagem autorizada”!
Por Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.