DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares
Paulo Fonseca, depois de levar o Paços a Liga dos Campeões, assina pelo Porto
Nem Mano Meneses, nem Jesus, nem Pellegrini. Pinto da Costa resolveu prestigiar os conterrâneos e contratou nessa quinta-feira o técnico que fez a proeza de levar o modesto Paços de Ferreira à Liga dos Campeões com o inédito 3º lugar na última Superliga Portuguesa, Paulo Fonseca (40 anos); que junto devera levar 2 auxiliares para atuar ao seu lado no time dos dragões. O Porto devera indenizar o Paços, pela rescisão contratual, em cerca de 1 milhão de euros (jogadores podem ser incluídos nesse pagamento). Como treinador do Paços, Fonseca esteve à frente da equipe em 41 partidas, das quais venceu 22 vezes, empatando 13 e perdendo apenas 6. Nesse período seus comandados marcaram 62 gols e sofreram 38.
Jesus, o marajá dos vices campeonatos, renovou por mais duas temporadas
Luís Filipe Vieira parece mesmo não pensar em reformulação e nem em títulos; pelo menos foi isso que deixou transparecer ao renovar ao início desta semana o contrato com o técnico Jorge Jesus, o marajá dos vice-campeonatos, por mais 2 temporadas; e ainda justificando tal feito vangloriando-se de não ter reajustado valores, para quem já ganha a fabula de 333 mil euros por mês (descontados os impostos Jesus embolsa mensalmente 175 mil euros líquidos), mesmo tendo dado ao time da Luz apenas um campeonato nacional em pouco mais de 4 temporadas (as 3 conquistas da Taça da Liga não têm peso suficiente para justificar tais ganhos salariais); deixando escapar por entre os dedos, a pouco mais de 15 dias, 3 títulos de relevância (Campeonato Nacional, Liga Europa e Taça de Portugal), nos últimos minutos dos jogos. Ainda recebera Jesus uma premiação extra de 1 milhão de euros em caso da conquista do Campeonato Português; outro milhão em caso da conquista da Liga dos Campeões (cuja final será no Estádio da Luz) ou meio milhão de euros se conquistar a Liga Europa. Existe ainda uma clausula rescisória de 8,6 milhões de euros (7 milhões mais impostos) para quem quiser tirar Jesus da Luz antes do termino do contrato. Fica no ar a dúvida do porque de Vieira ter preferido contrariar o parecer de sua SAD (a SAD encarnada aconselhou Vieira, ao início da semana passada, a não renovar com Jesus), e renovar com um técnico perdedor; a trocá-lo por outro talvez mais barato, mas com perspectivas de sucesso mais otimistas. No seu pronunciamento à imprensa, logo após oficializar a renovação com o técnico, o presidente encarnado disse esperar vender alguns jogadores de uma lista onde estão presentes Garay, Cardozo, Gaitam, Rodrigo e Matic (sendo que este só sai pelo valor da clausula rescisória, que é de 50 milhões de euros) para com isso arrecadar de 60 a 90 milhões de euros, a fim de poder dar novas opções de contratações a Jorge Jesus.
ELIMINATÓRIAS MUNDIAL 2014
Portugal faz a lição de casa e tira invencibilidade russa
Jogando perante mais de 54 mil torcedores que lotaram o Estádio da Luz (embora a capacidade máxima do estádio seja de 65 mil lugares, a FIFA exige que apenas 90% dos ingressos sejam disponibilizados, visando espaço para os convidados da entidade), a seleção portuguesa fez a lição de casa, tirando a invencibilidade da Rússia (que ate então nem gol havia sofrido), e vencendo por 1×0, com gol assinalado por Helder Postiga, após cobrança de falta pelo lado esquerdo do ataque luso em cima de Cristiano Ronaldo, em que Miguel Veloso cruzou na área encontrando o atacante luso, que de chapa acertou a bola na trave esquerda do goleiro russo indo morrer do lado contrario das suas redes. Portugal entrou forte e pressionando o adversário durante todo o primeiro tempo, diminuindo a pressão apenas nos últimos minutos do tempo final quando a Rússia foi para o tudo ou nada, embora só tenha conseguido criar 2 reais chances de gol; diferentemente da seleção das cinco quinas que criou inúmeras oportunidades, principalmente após a entrada de Nani na metade da etapa final, quando então ganhou mais qualidade no meio campo.
Com a vitória Portugal assume provisoriamente a liderança do Grupo F com 14 pontos em 7 jogos (4 vitórias, 1 derrota fora para a Rússia, e 2 empates sendo 1 em casa com a Irlanda e 1 fora com Israel); restando ainda 3 jogos, sendo um em 6 de setembro, fora, contra a Irlanda do Norte; e dois em outubro, em casa, dia 11 contra Israel e dia 15 contra Luxemburgo.
A Rússia cai provisoriamente para o 2º lugar com 12 pontos em 5 jogos (4 vitorias e 1 derrota); porém tendo ainda 5 jogos pela frente, sendo 3 fora (Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão) e 2 em casa (Luxemburgo e Israel).
Em 3º lugar vem Israel com 11 pontos em 6 jogos (3 vitorias, 2 empates e 1 derrota); restando ainda por fazer 4 jogos, sendo 2 em casa (Azerbaijão e Irlanda) e 2 fora (Rússia e Portugal).
O campeão do grupo ganha automaticamente vaga no mundial e o 2º colocado vai para um play-off onde se definirão as últimas 4 vagas da Europa.
SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL
A temporada 2013/2014 da Superliga terá início no próximo mês de agosto.
Critérios de desempate:
Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) Maior número de vitórias em toda a competição;
f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Porto
A decisão da Super Taça Candido Oliveira (que coloca frente a frente o Campeão Português e o Campeão da Taça de Portugal) acontecera pelo 5o ano consecutivo no Estádio Municipal de Aveiro; quando a 10 de agosto próximo Porto e V.Guimarães se enfrentarão.
Braga
Beto, goleiro que o Braga emprestou ao Sevilha com preço do passe fixado em 1 milhão de euros, não volta mais ao time luso. Os espanhóis optaram por comprá-lo em definitivo pagando o valor estipulado, que será dividido com o Porto, detentor de 50% dos direitos federativos do atleta.
Jesualdo Ferreira já montou a comissão técnica que ira auxiliá-lo no comando do Braga. Permanecem da antiga comissão, o ex-jogador Fernando Couto e Jorge Vital. De novos Jesualdo traz Nuno Almeida, Rui Almeida e Sergio Vieira.
Benfica
Aos 33 anos de idade, e depois de vestir a camisa encarnada por 5 temporadas, Pablo Aimar despediu-se do Benfica essa semana, deixando porém as portas abertas para em breve voltar, exercendo outra função ligada ao futebol encarnado.
O Chelsea está oferecendo 40 milhões de euros por Matic e mais um complemento máximo de 10 milhões de euros em caso de objetivos alcançados, que assim podem bater na casa dos 50 milhões de euros estipulados na clausula rescisória do jogador. Embora a diretoria encarnada não confirme, as negociações estão bem avançadas. Um plano b do Chelsea seria oferecer 70 milhões para levar Matic e Sálvio; apesar deste ultimo ter contrato ate 2017 e uma clausula superior a de Matic, fixada em 60 milhões de euros.
Sporting
No ultimo final de semana o Sporting conquistou a sua 14a Taça de Portugal de Handebol ao bater na final o Porto por 30×28.
Dando continuidade as medidas para corte de gasto, Bruno de Carvalho anunciou esta semana a demissão coletiva de 60 funcionários do clube.
Pedro Baltazar, ex-candidato a presidência do Sporting e acionista da SAD leonina, entrou com uma ação de penhora na justiça comum contra o Sporting para cobrar divida de 5,5 milhões de euros contraída na gestão de Jose Eduardo Bettencourt, em dezembro de 2010, quando o time de Alvalade comprou um lote de ações da SAD, que pertenciam à empresa de Baltazar (Nova Expressa SGPS), pelo valor citado, divididos em 5 parcelas de pouco mais de um milhão de euros anuais, com penalização de liquidação imediata da divida em caso de atraso de qualquer das parcelas. Como garantia da mesma foi alienado integralmente o passe do jogador Daniel Carriço.
Naval
A Naval não apresentou a Liga os pressupostos financeiros que lhe garantiriam quitação ou negociação de dividas no prazo final (27 de maio ultimo), e por isso esta alijada da disputa da Liga de Honra da próxima temporada, abrindo dessa forma espaço para que o Sporting da Covilha (clube rebaixado de melhor colocação dentre os que caíram) permaneça nessa liga na temporada que se inicia em agosto.
Portugueses no Exterior
Bruno Alves, zagueiro português de 31 anos que estava no Zenit da Rússia, acaba de assinar contrato por 3 temporadas com o Fenerbahçe da Turquia, onde recebera algo em torno de 210 mil euros por mês. Pela liberação do zagueiro o time turco pagou 5,5 milhões de euros aos russos.
Domingos Paciência, ex-técnico do Sporting e do La Corunha, esta semana foi dado como certo, pela imprensa grega, por 2 temporadas no PAOK da Grécia; mas o acordo não aconteceu visto que os gregos ofereceram pouco e o técnico luso pediu muito para treiná-los.
Vitor Pereira foi confirmando neste sábado como novo técnico do Al-Ahli da Arábia Saudita, time do ex-benfiquista Bruno Cesar.
Mourinho nem bem chegou ao Chelsea e uma lista de dispensa já foi divulgada, onde 2 jogadores lusos, trazidos por ele para o time inglês na sua primeira passagem por la, estão incluídos. São eles o goleiro Hilário e o lateral Paulo Ferreira. A lista é complementada por mais 3 atletas: o goleiro Ross Turnbull, o médio israelita Benayoun e o atacante francês Malouda.