Papa anuncia a primeira Jornada Mundial das Crianças para maio de 2024

Papa Francisco chega para um encontro com voluntários no último dia da Jornada Mundial da Juventude em Oeiras, Portugal, 06 Agosto 2023. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA/POOL

Da Redação com Lusa

O Papa Francisco anunciou hoje, após a oração do Angelus, que a primeira edição da Jornada Mundial das Crianças vai decorrer em Roma nos dias 25 e 26 de maio de 2024.

“Tenho o prazer de anunciar que nos dias 25 e 26 de maio do próximo ano celebraremos em Roma a primeira Jornada Mundial das Crianças”, anunciou Francisco da janela do Palácio Apostólico às centenas de fiéis que se encontravam na Praça de São Pedro.

A iniciativa será patrocinada pelo Dicastério para a Cultura e Educação e pretende refletir sobre “que tipo de mundo [se quer] deixar às crianças”.

“Como Jesus, queremos pôr as crianças no centro e cuidar delas”, afirmou.

A ideia desta jornada, que será realizada nos mesmos moldes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), foi proposta ao Papa em julho por um menino de 9 anos, Alessandro, no âmbito de um ‘podcast’ produzido pelos meios de comunicação do Vaticano, tendo em vista as JMJ em Lisboa.

Depois de dois domingos em que, devido a uma bronquite e inflamação pulmonar, confiou a leitura dos seus discursos a um colaborador, a partir da sua residência, a Casa Santa Marta, Francisco voltou hoje à varanda do Palácio Apostólico.

Na quinta-feira, o Papa proferiu sem assistência os discursos que tinha planeado para diferentes audiências, num regresso à normalidade.

Por ocasião da Imaculada Conceição, que hoje se assinala, Francisco fará a primeira deslocação fora do Vaticano, desde a bronquite, até à Escadaria de Espanha para prestar homenagem à estátua da Virgem Maria.

Antes disso, passará pela Basílica de Santa Maria Maggiore para condecorar o ícone “Salus Populi Romani” com a “Rosa de Ouro”, condecoração que os Papas atribuem desde a Idade Média.

Aos fiéis de Roma, Francisco pediu da tradicional janela para se unirem espiritualmente nestes gestos e rezarem “em particular pela paz na Ucrânia, Palestina e Israel”, bem como “em todas as terras feridas pelas guerras”.

“Rezamos pela paz, pela paz nos corações, pela paz”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »