Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa fazem promoção conjunta on-line e busca capacitação técnico-profissional.
Mundo Lusíada
Com agencias
Os ministros e autoridades do Turismo dos integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) criaram um portal de promoção integrada e propuseram um memorando de entendimento com a Organização Mundial de Turismo (OMT). As definições constam da Declaração de Maputo, assinada no final de abril, pelos representantes das sete nações irmanadas pela língua na capital de Moçambique.
Durante a abertura do encontro, o ministro do Turismo brasileiro, Gastão Vieira, relatou os avanços conquistados no setor nos últimos anos e definiu os megaeventos a serem realizados no país nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, como uma conquista de todos os membros da comunidade lusófona. “Falamos o mesmo idioma e compartilhamos diversos aspectos culturais. Essa união de esforços é fundamental para avançarmos na inclusão social, geração de emprego e renda por meio do turismo”, destacou.
O memorando de entendimento entre a CPLP e a OMT prevê a cooperação para elaboração de um plano estratégico de turismo para a CPLP, a capacitação técnico-profissional nas áreas de estatísticas com foco na criação da conta-satélite, marketing, inspeção e fiscalização de empreendimentos turísticos e a captação de recursos para financiamento de projetos no setor.
Dentro da estratégia de promoção integrada, foi apresentado aos ministros o portal de turismo da CPLT, ainda em fase de finalização. Na página eletrônica, os países-membros poderão divulgar informações institucionais e de destinos. Os participantes firmaram compromisso de enviar conteúdo e manter atualizada a página, que deverá ser traduzida para inglês, espanhol, francês e mandarim. Os integrantes da comunidade se cotizarão para arcar com os custos da tradução.
Conheça o portal: www.cplp.org/turismo.