Da Redação
Divulgação
O ouro fechou o mês de agosto em alta e com o maior nível dos últimos quatro meses, conforme previam muitos especialistas que já recomendavam o metal a muitos investidores. Superou e se manteve firme na casa dos US$ 1.670, e até maior do que isso, a onça-troy. Os contratos futuros de ouro negociados na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange, fizeram subir o metal desde janeiro deste ano.
Os investidores ainda acreditam que a defesa de políticas anteriores de relaxamento quantitativo pelo Federal Reserve é um sinal de que mais medidas estimulantes neste mercado serão tomadas. “Por ser um investimento sólido, o comprador leva o ouro consigo de forma mais segura, além de ser um produto de alta liquidez. Todos querem ter”, afirma Roselito Soares, diretor da OM Grupo.
No último mês, com o agravamento da situação na Europa e a fortíssima pressão para a Grécia obter algum relaxamento no pagamento das suas dívidas, correndo até mesmo o risco de deixar a zona do euro, os investidores correram para o ouro. Isso transformou o metal na melhor opção de investimento do mês, com expansão de 4,67% e no ano de 16,79%.
“A Grécia têm seus próprios títulos. Se caso esses títulos vierem para o Brasil dificilmente alguém compraria pela situação econômica em que o país se encontra. Agora se fossem 20kg de ouro para vender, com certeza haveriam muitos compradores interessados”, explica o especialista.
Outro ponto que também contribuiu para valorização do ouro foi a queda do dólar, o pior rendimento de todo o mês de agosto. Ele é uma moeda de segurança, porém não um investimento garantido, e está volátil, sempre oscilando de acordo com o mercado e com a economia norte-americana. Não houve notícias ou medidas que impactassem aos investidores e fizessem mudar de ideia quanto a recorrer ao ouro. As casas distribuidoras do metal é que ofereceram diversas opções para este consumidor que busca por segurança e rentabilidade.
A OM Grupo, por exemplo, é uma das principais distribuidoras no Brasil e as barras de ouro podem ser adquiridas por uma de suas lojas pelo país ou pela internet. As barras são de diversos pesos e podem vir personalizadas em cartões customizados, até mesmo do time de futebol do coração. Caso o investidor queira se desfazer do metal, a própria empresa dá a garantia de recompra.