Da Redação
Uma parceria inédita entre duas das maiores instituições culturais do Brasil e de Portugal – a Fundação Osesp (São Paulo) e a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) – promoverá, a partir de 2015, a estreia de obras musicais encomendadas a compositores brasileiros e portugueses, alternadamente.
Cada obra de autor brasileiro será estreada em São Paulo, pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e repetida pela Orquestra Gulbenkian, em Lisboa; inversamente, cada obra de autor português será estreada em Lisboa, pela Orquestra Gulbenkian, e repetida pela Osesp, em São Paulo. Sempre que possível, as partituras serão publicadas pela editora Criadores do Brasil, da Osesp.
Para inaugurar o projeto, o compositor brasileiro Aylton Escobar vai compor uma obra para Coro e Orquestra, que terá sua estreia em concertos na Sala São Paulo, dias 30 de abril, 01 e 02 de maio de 2015, com a Osesp regida por Osmo Vänskä. A mesma peça será ouvida dias 29 e 30 de outubro de 2015, pelo Coro e Orquestra Gulbenkian, dirigidos por Alondra de la Parra.
Já em 2016, o compositor português Luís Tinoco terá uma obra sinfônica estreada em Lisboa, com a Orquestra Gulbenkian; e posteriormente interpretada pela Osesp em São Paulo.
A Fundação Osesp e a Fundação Calouste Gulbenkian, que sempre estimulam o conhecimento e a criação da música do nosso tempo, juntam esforços para ajudar não só a circulação da nova música nos dois países, mas ampliar os laços culturais entre países de língua portuguesa.