Da Redação
Com agencias
O Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), de Xanana Gusmão, venceu sem maioria absoluta as eleições legislativas do país, de sábado, segundo os resultados provisórios do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral divulgados em 08 de julho.
As eleições presidenciais e legislativas do Timor-Leste, realizadas este ano, serviram para consolidar o progresso que o país tem feito desde a independência em 2002.
A afirmação é do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Em visita ao Japão, durante o fim de semana, Ban elogiou a votação para escolher o novo Parlamento timorense. Em abril, os eleitores votaram no pleito presidencial.
Maioria
Segundo agências de notícias, o Congresso Nacional para Reconstrução do Timor-Leste, liderado pelo primeiro-ministro, Xanana Gusmão, conquistou o primeiro lugar das urnas, mas não conseguiu obter a maioria para governar.
O segundo lugar ficou com a Fretilin, o maior partido de oposição do país de língua portuguesa, no sudeste da Ásia.
Ban Ki-moon elogiou as autoridades eleitorais timorenses pela organização e monitoramento das eleições assim como a política do país.
Em maio deste ano, o Timor-Leste comemorou 10 anos de restauração da independência após se separar da vizinha Indonésia. O país foi uma colônia de Portugal até 1975.
A Missão da ONU que está no Timor, Unmit, deve deixar o país no fim deste ano.