Da Redação
Com ONU News
Na cerimônia da comemoração dos 15 anos de restauração da independência, o Timor-Leste deu posse ao novo presidente do país, Francisco Guterres Lú-Olo.
A contribuição do ex-funcionário das Nações Unidas, o brasileiro Sergio Vieira de Mello, foi lembrada durante uma mensagem do secretário-geral da ONU aos timorenses sobre o feriado nacional de 20 de maio.
A mensagem, entregue pela chefe de gabinete de António Guterres, lembra o papel do brasileiro na restauração da independência do Timor-Leste em 2002.
A embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti está em Díli para representar o secretário-geral na cerimônia. Antes de viajar ao Timor, ela gravou o texto nos estúdios da ONU News em Português.
“Desejo lembrar, por fim, o papel de meu concidadão, Sergio Vieira de Mello, cujo empenho e ação muito contrubuíram para a construção de Timor-Leste e para a sua integração plena à comunidade internacional. Votos de felicidades, êxito e continuação de um bom trabalho a todos os timorenses.”
A chefe de gabinete do secretário-geral da ONU, Maria Luiza Ribeiro Viotti, também destacou o papel histórico que António Guterres desempenhou para que o Timor saísse do domínio indonésio e tivesse sua independência restaurada.
Naquela época, Guterres era primeiro-ministro de Portugal. “É hoje, com imenso prazer e orgulho, que as Nações Unidas olham para Timor-Leste e para as conquistas do povo timorense. O Secretário-Geral, António Guterres, sente-se muito próximo de Timor-Leste e gostaria de ter podido aqui estar. Enquanto o primeiro-ministro de Portugal teve papel decisivo no desenrolar dos acontecimentos que levaram à restauração da independência. E foi como muita alegria que viu o Timor, em 2002, voltar à vida independente e ao convívio das Nações.”
O Presidente eleito timorense, Francisco Guterres Lu-Olo tomou posse às 00h00 de 20 de maio em Tasi-Tolu, arredores de Díli, exatamente no mesmo local e à mesma hora em que em 2002 proclamou a restauração da independência do país.