ONU aponta São Paulo como 4ª cidade mais populosa do mundo

Da Redação
Com Rádio ONU em Nova York

Atualmente, 54% da população mundial vive em áreas urbanas e a proporção deve subir para 66% até 2050, com maior concentração na África e na Ásia.

As projeções estão em relatório lançado esta quinta-feira pelas Nações Unidas. Tóquio, no Japão, continua sendo a maior cidade do mundo, com 38 milhões de habitantes.

Na sequência vem a cidade indiana de Nova Délhi, com 25 milhões e Xangai, na China, com 23 milhões de habitantes. No quarto lugar estão a capital mexicana, Cidade do México, Mumbai, na Índia, e a cidade de São Paulo, com 21 milhões de pessoas cada.

Osaka, Pequim, Nova York e Cairo completam a lista das 10 cidades mais populosas do mundo.

Em 1950, 746 milhões de pessoas moravam em zonas urbanas e atualmente são 3,9 bilhões de habitantes, a maioria vivendo na Ásia. Europa e América Latina são as outras regiões com maior nível de população urbana.

Futuro

Em contraste, África e Ásia continuam com a maior parte dos habitantes vivendo em zonas rurais, sendo que as duas regiões abrigam quase 90% da população rural.

Em 1990, existiam 10 “megacidades” e atualmente são 28 megalópoles, sendo que 16 estão na Ásia e quatro na América Latina.

Sobre as projeções para 2050, num mundo que deverá ter 9 bilhões de pessoas, a ONU acredita que o maior crescimento urbano será na Índia, na China e na Nigéria.

Daqui a três décadas, serão mais de 6 bilhões de pessoas morando nas áreas urbanas, em especial de países em desenvolvimento. Como resultado, essas nações vão enfrentar mais desafios de habitação, transportes, energia e emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »